• Carregando...
A Copa do Mundo de 2014 terá jogos entre 12 de junho e 13 de julho. | Albari Rosa / Gazeta do Povo
A Copa do Mundo de 2014 terá jogos entre 12 de junho e 13 de julho.| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Mudanças são vistas como desnecessárias

Leitores do Vida na Universidade foram questionados nas redes sociais sobre as mudanças no calendário acadêmico ocasionadas pela Copa do Mundo e a maior parte das manifestações foi bastante negativa. Para a estudante de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Neryna Ruthes, as mudanças foram "desnecessárias" e o websdesigner Michael Hikaru Mikami considera os recessos "um absurdo".

O professor do curso de Ciências Contábeis da UFPR Jorge Eduardo Scarpin lamenta que a Federal tenha aderido às mudanças. "Além de desnecessária, é academicamente prejudicial aos alunos", afirma. Segundo ele, os conteúdos da maioria das disciplinas são sequenciais, ou seja, o aluno depende do domínio de matérias vistas em bimestres anteriores para ter bom rendimento nas etapas que virão. "Isso vai fazer com que seja impossível o terceiro bimestre ser uma continuação do segundo". Ele acrescenta que, provavelmente, serão necessárias ao menos duas semanas de revisão antes do segundo semestre efetivamente começar. (JDL)

Mesmo com as obras da Arena da Baixada atrasadas e com o ultimato da Fifa dado a Curitiba para receber jogos da Copa do Mundo neste ano, o campeonato trouxe mudanças ao calendário acadêmico das instituições de ensino superior da capital, que optaram pelo recesso nos dias de jogos ou pelo prolongamento das férias de inverno. Nenhuma faculdade manterá o padrão seguido em outros anos, mas, para cumprir o mínimo de 200 dias letivos exigidos por lei, muitas anteciparão o início das aulas no primeiro semestre.

A Copa do Mundo de 2014 terá jogos entre 12 de junho e 13 de julho. Confira o calendário acadêmico das instituições:

UFPR

O primeiro semestre letivo começará em 10 de fevereiro. No meio do ano, o recesso da Universidade Federal do Paraná será entre 16 de junho e 13 de julho. No dia da abertura do Mundial não haverá aula. A realização do Festival de Inverno de Antonina será depois do campeonato, entre 19 e 26 de julho.

UTFPR

Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o calendário seguirá exatamente as datas do mundial. As férias terão início em 12 de junho e terminarão em 13 de julho. Como a instituição ainda sofre as consequências da última greve das universidades federais, ocorrida em 2012, alunos de 11 dos 12 câmpus estão finalizando o ano letivo de 2013. No câmpus Curitba, por exemplo, o primeiro semestre letivo de 2014 terá início apenas em 9 de abril.

PUCPR

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná optou por não estipular recesso durante todo o período da Copa, somente nos dias em que há jogos na cidade. Assim, não haverá aulas nos dias 16 e 20 de junho e as férias de inverno irão de 21 de junho a 28 de julho. O ano letivo começará em 3 de fevereiro.

Tuiuti

As férias do meio do ano irão de 16 de junho a 27 de julho. O primeiro semestre na Universidade Tuiuti do Paraná terá início em 3 de fevereiro.

Positivo

A Universidade Positivo também não aderiu ao recesso durante toda a Copa, optando por não funcionar apenas nos dias 12, 16, 17, 23 e 26 de junho. As aulas do primeiro semestre começarão em 10 de fevereiro e as férias do meio do ano serão a partir de 30 de junho.

UniBrasil

O último dia do primeiro semestre letivo é 14 de junho. Haverá recesso no dia da abertura da Copa, em 12 de junho. O calendário acadêmico para o segundo semestre ainda não foi definido.

Uninter

O Centro Universitário Uninter optou por recesso de 16 a 26 de junho, mas as férias só começarão em 11 de julho. As aulas do primeiro semestre terão início no dia 3 de fevereiro.

Unicuritiba

Nos dias de jogo da seleção brasileira e quando houver disputas na Arena da Baixada será recesso no Centro Universitário Curitiba. A instituição definiu que não haverá expediente nos dias 12, 16, 17, 20, 23 e 26 de junho. As férias, no entanto, começarão em 28 de junho. O primeiro semestre iniciará em 3 de fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]