• Carregando...
Allyne Brasileiro usa as estratégias de divulgação na instituição em que trabalha. | Priscila Forone/Gazeta do Povo
Allyne Brasileiro usa as estratégias de divulgação na instituição em que trabalha.| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

Nos últimos anos, o mercado tem reconhecido a importância do profissional com formação em Marketing, que tem cada vez mais uma ampla área de atuação.

Ele interage com o processo completo de planejamento estratégico de um produto, da concepção, análise de mercado e gestão de marcas à pós-venda, desenvolvendo o marketing de relacionamento e a fidelização. "O aluno aprende que a principal função da profissão é entender e atender bem o cliente. O foco é o consumidor satisfeito", explica Silvana Hastreiter, diretora do recém-criado curso de Marketing da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Com a expansão da área, as empresas atualmente estão preferindo pessoas com formação específica para preencher as vagas em programas de trainnes. "É um mercado em grande ascensão", garante Silvana. A tendência é de que o profissional de marketing passe a ocupar os cargos que atualmente são de administradores especializados na área. "Na formação específica, o estudante pode aprofundar-se mais do que na especialização, interagindo durante o curso com os temas que são totalmente direcionados para a área", diz a coordenadora. O curso traz um conhecimento que abrange também gestão e estratégia. "Não formamos um profissional operacional, mas sim um gestor."

O vestibulando pode ainda escolher entre a formação de tecnólogo e o bacharelado. A primeira opção é ideal para quem está inserido no mercado, por ser mais rápida. Já o bacharelado oferece um aprendizado mais gradativo e aprofundado.

Aplicação prática

Em sala de aula, casos verídicos são analisados, trazendo uma percepção concreta do que acontece na realidade. Allyne Brasileiro, 22 anos, está concluindo o curso de Tecnologia em Marketing nas Faculdades Opet e trabalha em uma instituição de ensino superior. Nas estratégias de divulgação do vestibular, ela atua intensamente aplicando o conhecimento adquirido durante as aulas. "Após traçar as estratégias em equipe, finalizo os textos usados nas campanhas e entro em contato com os veículos para planejar a divulgação. Esses passos são essenciais para obtermos o resultado almejado", diz. Allyne está muito satisfeita com a opção profissional e pretende continuar atuando com planejamento estratégico.

Ficha Técnica

Saiba mais sobre o curso e o mercado de trabalho:

Onde estudarDe acordo com o MEC, há 73 cursos superiores de Marketing no Paraná, todos em instituições privadas. A PUCPR, Universidade Positivo e a Universidade Tuiuti do Paraná oferecem bacharelado. Na Opet e na FAE Centro Universitário,a formação é de tecnólogo.

Duração do cursoOs tecnólogos duram, em média, 2 anos e os bacharelados 4 anos.

MensalidadeAs mensalidades variam de R$235 (tecnólogo) a R$ 750 (bacharelado).

Outros custosO investimento além da mensalidade fica a critério do aluno, para aquisição de livros.

MercadoAs áreas de atuação do marketing abrangem instituições públicas e privadas, além de consultorias independentes. O profissional trabalha com planejamento estratégico de produtos, preços, mercado e distribuição, segmentação, pesquisas sobre o comportamento do consumidor, gestão de marcas, marketing de relacionamento entre outros.

SaláriosA remuneração é baseada na função que o profissional exerce e na instituição em que trabalha. Pode variar de R$ 1 mil, para trainnes, a salários que giram em torno de R$ 10 mil, para cargos como diretor de marketing em uma multinacional.

Outras disciplinasComportamento do consumidor (1° período), Economia brasileira (5°), e Marketing Internacional (8°) são algumas das disciplinas da UTP.

ConcorrênciaNa FAE Centro Universitário, a concorrência do último vestibular foi de três candidatos por vaga.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]