• Carregando...
Ueslei Felipe de Oliveira, 21 anos, embarcará em julho para Leipzig, na Alemanha | Senac-PR / Divulgação
Ueslei Felipe de Oliveira, 21 anos, embarcará em julho para Leipzig, na Alemanha| Foto: Senac-PR / Divulgação

Com foco no mercado de trabalho

Ueslei Felipe de Oliveira, 21 anos, não se deixou abater pela origem humilde. Conseguiu uma bolsa para fazer o curso básico para formação de garçons no Senac e, com muita dedicação, superou as etapas escolares, estaduais e nacionais na Olimpíada do Conhecimento. Agora, classificado para a disputa internacional, ganhou um currículo valioso no mercado de restaurantes.

Aguardando o resultado de amanhã, Leandro de Bastos de Lima, 21 anos, frequenta o curso técnico em Mecânica Geral no Senai e já trabalha em uma grande indústria de Curitiba. O interesse em participar de torneios de conhecimento surgiu de tanto ver colegas treinarem para a competição. "É uma grande vitrine, há muitos olheiros de indústrias na competição. Pode acrescentar muito à carreira". Lima concorre pela categoria Tornearia CNC e disputou a seletiva para o mundial em Joinville (SC).

O Paraná contará com pelo menos um representante no WorldSkills, o mais importante torneio internacional de educação profissional. Além de Ueslei Felipe Oliveira, 21 anos, aluno do curso para garçons do Senac, já confirmado na competição, três alunos do Senai ainda estão no páreo. Dependendo do desempenho na última fase, cujo resultado será divulgado amanhã, eles também embarcarão, em julho, para Leipzig, na Alemanha.

Antes de chegar ao WorldSkills, os candidatos devem passar por três fases da Olimpíada do Conhecimento. Aqueles que superam as etapas escolar, estadual e nacional se qualificam para representar o país no exterior.

Os alunos do Senai Edson Geovani dos Santos, Jeferson Guilherme Ferreira e Leandro de Bastos de Lima, conquistaram medalhas na etapa nacional, ocorrida em novembro de 2012, no Rio de Janeiro. O bom desempenho garantiu a eles a oportunidade de participar das seletivas de desempate durante janeiro.

Segundo o coordenador da fase estadual da Olimpíada do Conhecimento, Marcio Luiz Debner dos Santos, em todas as etapas, os competidores cumprem tarefas comuns da rotina industrial, de comércio ou serviços, obedecendo a padrões de qualidade e prazo, e são avaliados por profissionais de todo o país. "Há uma grande expectativa de que o Paraná traga bons resultados. Os competidores deste ano foram muito bem avaliados", diz Santos.

Atleta

Para o único paranaense que já garantiu vaga na competição em Leipzig, os últimos meses foram semelhantes aos de atletas. "Foram dias de treinamento rigorosos, mas valeram muito a pena e agora eu só penso na fase internacional", diz Ueslei. Ele competirá na categoria Serviços de Restaurante e conta que as provas pelas quais passou na seletiva, em Salvador, consistiam na preparação de vários tipos de pratos, inclusive flambados, todos feitos na frente dos clientes, sob a observação dos jurados.

De acordo com o Senai, os brasileiros têm alcançado posição de destaque no WorldSkills. Com seis ouros, o Brasil teve o segundo melhor desempenho na última edição do torneio, em 2011, na Inglaterra. O paranaense Gabriel D’Espíndula garantiu a medalha de ouro na categoria Eletrônica Industrial.

Com o desempenho dos alunos, o país se tornou referência no ensino de Desenho Mecânico em CAD, Eletrônica Industrial e Mecânica de Refrigeração – área em que o país conquistou ouro nas duas últimas edições. A expectativa é de manter posição de destaque em Leipzig e chegar ao primeiro lugar em 2015, ano em que São Paulo sediará o torneio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]