• Carregando...
As plataformas de extração de petróleo – como a P-26, em Campos (RJ) – são apenas uma das opções de trabalho na estatal | Antonio Scorza/AFP
As plataformas de extração de petróleo – como a P-26, em Campos (RJ) – são apenas uma das opções de trabalho na estatal| Foto: Antonio Scorza/AFP

Concursos ocorrem todos os anos

As inscrições para o último concurso público da Petrobras foram encerradas em dezembro passado, mas tradicionalmente a empresa abre concursos todos os anos. No site www.petrobras.com.br podem ser consultados os editais e convocações de todos os concursos realizados desde 2001. Também estão disponíveis provas e gabaritos das edições de 2009 a 2011.

Não é difícil deduzir que muita gente quer trabalhar na maior empresa do Brasil, mas chama a atenção o fato de que a Petrobras apareça com frequência no topo dos destinos mais desejados pelos universitários, mesmo quando as muitas empresas e corporações estrangeiras poderiam ser citadas. Pesquisas divulgadas nos meses de outubro e novembro de 2011, promovidas pelas consultorias internacionais Universum e Aon Hewitt, mostram a gigante brasileira como a empresa dos sonhos dos estudantes do país, à frente de Google e Vale, por exemplo.

Com cerca de 77 mil funcionários em todo o mundo, o Sistema Petrobras não se resume à extração e ao refino de petróleo. Contando com as empresas subsidiárias diretamente vinculadas à holding petroleira, aatu ação da Petrobras se estende a numerosas áreas, abrindo em torno de 800 oportunidades anualmente. O Plano de Cargos estabelece uma variação de 56 profissões distintas, incluindo engenheiros, advogados, médicos, jornalistas , psicólogos e diversos cargos técnicos.

Sendo uma estatal, a empresa é obrigada por lei a admitir novos funcionários apenas por meio de concurso público, mas o tamanho dos projetos costuma ser tão grande que é impossível realizá­los sem o auxílio de empresas terceirizadas que orbitam ao redor da Petrobras e, em muitos casos, servem somente a ela. Só na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, o número de profissionais contratados de empresas privadas para a prestação de serviços chega a 9 mil.

Aos aprovados nos concursos públicos, além dos salários sempre superiores à média do mercado, um dos grandes atrativos é o pacote de benefícios. Além do salário­base e da participação nos lucros, a Petrobras oferece previdência complementar, benefícios educacionais para filhos de empregados (da creche ao ensino médio) e plano de saúde (médico, odontológico, psicoterápico e benefício farmácia).

Estágio

Outra forma de obter experiência na empresa são os programas de estágio. A BR Distribuidora, maior subsidiária da Petrobras, responsável pelo abastecimento de postos de combustíveis e aeroportos, por exemplo, abre anualmente vagas para todo o país. Em 2011 foram abertas oportunidades no Paraná para estágio nas cidades de Curitiba, Araucária, Ponta Grossa e Londrina. O setor petroleiro também mantém um programa de estágios, mas as vagas são focadas nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste.

O próximo período de inscrição para o Programa de Estágio da Petrobras Distribuidora está previsto para os meses de setembro e outubro de 2012 e pode ser acompanhado pelo site www.br.com.br.

Petróleo e gás como área de formação

O crescimento das atividades da Petrobras nos últimos anos influenciou diretamente vários setores universitários do país. O curso de Engenharia do Petróleo, por exemplo, mantém­se ano após ano entre os mais concorridos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No Paraná, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), por meio do TecPUCPR oferece o curso técnico pós­médio em Petróleo e Gás.

Segundo o coordenador do curso, professor Valmir Moro Conque Filho, o público que opta por ingressar no ramo é crescente e variado. "Temos desde jovens com 17 anos até profissionais com ensino superior querendo mudar de área", conta. Segundo Conque Filho, além dos concursos da Petrobras e das prestadoras de serviço na refinaria, há em Curitiba indústrias que produzem peças para plataformas de extração de petróleo em alto­mar. Essas empresas vêm recebendo alunos do curso com frequência.

Ensino médio

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) também oferece anualmente 30 vagas para o Curso Técnico de nível médio em Petróleo e Gás Natural, mas este é voltado exclusivamente para concluintes do ensino fundamental.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]