• Carregando...
Cleide Murden: apesar da correria, o amor pela profissão fala mais alto | Priscila Forone/Gazeta do Povo
Cleide Murden: apesar da correria, o amor pela profissão fala mais alto| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo
  • Verdadeiro ou Falso

Organizar várias agendas, atender telefonemas, colocar os e-mails em ordem, lidar com preparativos para viagens e com dinheiro, preparar eventos, controlar o material de escritório, manter o banco de horas atualizado, falar várias idiomas e tudo isso sem perder o sorriso. Ufa! Dá para cansar só de ler. E imagine que essa é apenas parte a corrida rotina da secretária executiva Cleide Murden, 41 anos, que trabalha em uma empresa de telefonia. Uma verdadeira malabarista do dia a dia. "É um cotidiano bastante conturbado, mas eu amo minha profissão. Para mim, estressante seria não fazer nada", diz.

Cleide conta que a versatilidade e a capacidade de lidar com muitas tarefas ao mesmo tempo são qualidades necessárias para quem está pensando em cursar o Secretariado Executivo. Também está nessa lista a responsabilidade, pois além do executivo assessorado muitas pessoas ligadas a ele dependem do profissional secretarial como elo. "No meu caso são cerca de 300 funcionários", revela.

Isso faz com que esse profissional tenha uma imagem bem diferente da antiga secretária, conta a coordenadora do curso superior de Tecnologia em Secretariado Executivo da UFPR, Eliana Ieger. "Antes, havia uma falsa imagem da secretaria como algo quase decorativo, que deveria ser principalmente bonita. Isso também dava status para o executivo. Hoje, o profissional secretarial é considerado um co-gestor dentro de uma empresa. É o braço direito do executivo", explica.

É necessário que o profissional tenha uma visão ampla da empresa e da sua área de atuação. "Como facilitador, ele precisa ter conhecimentos amplos sobre o negócio e a empresa, até mesmo para fazer triagem de informações importantes", conta Ieger.

Formação

Uma tendência da área é a formação tecnológica, curso superior que prepara os profissionais em menos tempo. Atualmente há nove deles no Paraná, com duração média de 3 anos. "O bacharelado é mais amplo, mais genérico. A tecnologia é mais especialista, focada. Nosso curso é basea­do em um tripé de matérias de línguas, gestão empresarial e gestão secretarial", conta Ieger. O curso da UFPR, que teve início no começo desse ano, também é o primeiro público de Curitiba.

Ficha técnica

Saiba mais sobre o curso e o mercado de trabalho:

Onde estudar Segundo o MEC, no Paraná existem 28 cursos de Secretariado, contando graduações e cursos superiores de tecnologia. Entre eles os da UFPR, PUCPR, Unibrasil, Uniandrade,UEL, Unicentro, Unioeste e UEM.

Duração do curso Na UFPR, o curso de Tecnologia em Secretariado Executivo dura 3 anos.

Mensalidade Na PUCPR, a mensalidade custa R$ 609.

Outros custos Não há grandes custos extras. O material é composto basicamente por livros, que podem ser adquiridos pelos estudantes ou emprestados em bibliotecas.

MercadoO profissional pode atuar na iniciativa pública e privada, como autônomo ou ainda empreendendo em um negócio próprio, como empresas de eventos ou de assessoria para executivos.

Salários A profissão é regulamentada desde 1985. O piso salarial de um graduado é de R$ 1.555, segundo o Sindicato dos Secretários do Estado do Paraná.

ConcorrênciaNo último vestibular da Federal, a concorrência foi de 3 candidatos para cada uma das 45 vagas ofertadas. O curso é noturno.

Algumas disciplinasSociologia organizacional, Administração, Inglês e Espanhol são algumas das matérias ofertadas pela Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]