• Carregando...
Marco Greiffo trabalha como analista de comunicação da Volvo do Brasil | Antonio Costa/Gazeta do Povo
Marco Greiffo trabalha como analista de comunicação da Volvo do Brasil| Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo

Tripé

O curso de RP é um dos que formam o tripé da Comunicação Social em várias faculdades e universidades – junto com Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

  • Verdadeiro ou falso

O relações-públicas, mais conhecido como RP, é um leva e traz. Não no sentido usual do termo, é bom que se explique. É ele o responsável pelas estratégias de comunicação entre uma organização e os seus públicos interno (desde os funcionários de chão de fábrica até os acionistas) e externo (governo, imprensa, clientes e fornecedores). "O RP adequa a mensagem da empresa para o bom entendimento de cada público, e também ouve estes públicos, para saber as suas expectativas em relação à organização", explica Elaine Lina de Oliveira, presidente do Conselho Regional dos Pro­fissionais de Relações Públicas dos Estados de São Paulo e Paraná (Conrerp 2.ª Região).

Entre outras funções, o RP realiza pesquisas de opinião, coordena visitas internas, treina funcionários do serviço de atendimento ao consumidor, promove campanhas, estabelece projetos de responsabilidade socioambiental, elabora materiais informativos e organiza eventos, sempre preocupado com a reputação da empresa para a qual trabalha. O relações-públicas pode ter escritório próprio, trabalhar em agências ou ser alocado no departamento de comunicação das empresas.

Dentro das organizações, também há profissionais em outros setores, como é o caso de Jéssica Lane Oliveira Palma, 22 anos, formada em 2008 pelas Faculdades Eseei. Ela trabalha no departamento de homepages de uma empresa de informática. "A empresa desenvolve portais educacionais para instituições de ensino. Meu papel é fazer o contato da organização com as escolas", afirma.

Segundo a coordenadora do curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Denise Werneck, um bom RP deve ser comunicativo, ágil e manter-se atualizado. Também é importante estar sempre disponível, porque o horário de trabalho é flexível e muitas vezes o profissional precisa participar de eventos nos fins de semana. Formado em 1999 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marco Greiffo, 36 anos, acrescenta uma característica: ter habilidade para escrever. "É preciso ter aptidão para escrever textos para a internet, roteiros de vídeo e spots de rádio", diz.

Hoje, ele trabalha como analista de comunicação da Volvo do Bra­­sil, planejando, coordenando e supervisionando os eventos internos, o jornal mural da em­­presa, as propagandas corporativas, o conteúdo do site e da revista trimestral da empresa. "Pela função que ocupo, não escrevo tanto quanto escrevia antes, mas tenho de ter aptidão, até para coordenar o trabalho dos profissionais que exercem essa atividade", afirma.

Ficha Técnica

Conheça o curso e as possibilidades de atuação profissional:

Onde estudarSegundo o MEC, há dez cursos de Relações Públicas no Paraná, entre eles o da PUCPR, o da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o da UFPR e o da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Duração do cursoQuatro anos. Na PUCPR, a graduação é ofertada apenas no período matutino. Na UFPR, as aulas são em período integral.

MensalidadeNa PUCPR, é de aproximadamente R$ 1 mil.Outros custosEm algumas universidades, os estudantes têm gastos com a revelação de fotografias e a impressão de materiais gráficos.

Mercado O RP é requisitado por multinacionais, pequenas empresas, hospitais, indústrias, hotéis, órgãos públicos. agências de comunicação, entre outros segmentos. A legislação determina que é obrigatório o diploma e o registro no conselho regional para atuar na área.

A jornada de trabalho varia de acordo com a empresa. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostrou que o número de RPs que trabalham com comunicação corporativa passou de 15,4 % em 2005 para 22% em 2007. A porcentagem de jornalistas na área, por sua vez, caiu de 54% em 2002 para 35% em 2007.

SaláriosA remuneração média inicial no Paraná é de aproximadamente R$ 1,6 mil. O salário médio de um profissional com um pouco mais de experiência (5 a 7 anos de formação) gira em torno de R$ 5 mil. Quem ocupa cargos de gerência, ganha cerca de R$ 8 mil. Os dados são do conselho regional.

DisciplinasFotografia Institucional I (1º período), Produção de Televisão em Relações Públicas I (3º). Comunicação Publicitária I (5º) e Gestão Orçamentária II (8º) são algumas disciplinas do curso da PUCPR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]