• Carregando...

"O verbo compartilhar está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas por causa do sucesso do Facebook, site onde é possível dividir com os amigos conquistas, as fotos da última viagem e algumas decepções. O compartilhamento de informações e emoções que ocorre no mundo virtual é uma prática cotidiana em casas de estudantes. Vivi três anos (2003 a 2005) na Casa do Estudante Luterano Universitário, a Celu, e compartilhei a maior parte do período como universitário com 88 pessoas.

O primeiro atrativo de uma casa de estudante é o custo. O espaço oferece quartos, roupa lavada, café da manhã, internet, sala de jogos e biblioteca por um preço baixíssimo. Na Celu, o site da casa diz que atualmente a estimativa de custo mensal é de cerca de R$ 150. Isso com a casa tendo três funcionários! A matemática é explicada com o empenho dos moradores, que compartilham responsabilidade e serviços para manter a casa em ordem.

São os próprios estudantes que elegem entre eles os gestores, decidem como o dinheiro arrecadado será gasto, lavam os banheiros em mutirões, escolhem quais as melhorias prioritárias e quais os projetos que devem ser deixados de lado por não terem viabilidade.

Essa vivência faz com que os moradores compartilhem experiências, dúvidas, medos e conquistas. O cotidiano mostra a moral e a ética que cada um traz dos mais diferentes cantos e, principalmente, constrói amizades. Depois, todo mundo volta a se encontrar no Facebook, para compartilhar as lembranças."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]