Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Universidade

MEC autoriza matrícula de calouros de jornalismo na UFPR

Decisão tem como base parecer elaborado por comitiva do Ministério da Educação que reavaliou curso após instituição de ensino propor melhorias

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a matrícula dos calouros do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) nesta terça-feira (11). Após fazer uma reavaliação da estrutura do curso, suspenso desde o fim do ano passado, a Secretaria de Regulação do Ensino Superior (Seres) resolveu revogar a medida cautelar que impedia o ingresso dos novos alunos.

Em nota, a UFPR esclareceu que foi informada da decisão por meio do sistema on-line de credenciamento e avaliação de cursos. A nova posição do ministério teve como base um parecer da comissão de avaliação enviada pelo órgão de Brasília à UFPR no fim de fevereiro. O objetivo dessa comitiva foi constatar melhorias que tinham sido propostas pela administração do curso para retomar a autorização para o ingresso dos alunos.

No fim da manhã, o reitor Zaki Akel Sobrinho concederá uma entrevista coletiva para fornecer mais detalhes sobre o assunto.

Histórico

Em dezembro, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda tiveram o vestibular suspenso porque, em duas avaliações consecutivas (2009 e 2012), ficaram abaixo da média no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esse indicador leva em conta o desempenho dos alunos no Enade e o corpo docente das unidades, entre outros quesitos.

A visita dos avaliadores, ocorrida no fim de 2013, chegou a mudar a situação do curso de Publicidade e Propaganda, que teve a suspensão revogada. No entanto, Jornalismo continuou impedido de receber novos alunos.

No fim de fevereiro, fiscais do Ministério da Educação (MEC) reavaliaram o curso. Foram analisadas as melhorias realizadas e propostas pelo protocolo de compromissos assumido pela UFPR na tentativa de reabrir o curso. O parecer final sobre essa reavaliação foi divulgado neste dia 11 de março.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.