• Carregando...

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a matrícula dos calouros do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) nesta terça-feira (11). Após fazer uma reavaliação da estrutura do curso, suspenso desde o fim do ano passado, a Secretaria de Regulação do Ensino Superior (Seres) resolveu revogar a medida cautelar que impedia o ingresso dos novos alunos.

Em nota, a UFPR esclareceu que foi informada da decisão por meio do sistema on-line de credenciamento e avaliação de cursos. A nova posição do ministério teve como base um parecer da comissão de avaliação enviada pelo órgão de Brasília à UFPR no fim de fevereiro. O objetivo dessa comitiva foi constatar melhorias que tinham sido propostas pela administração do curso para retomar a autorização para o ingresso dos alunos.

No fim da manhã, o reitor Zaki Akel Sobrinho concederá uma entrevista coletiva para fornecer mais detalhes sobre o assunto.

Histórico

Em dezembro, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda tiveram o vestibular suspenso porque, em duas avaliações consecutivas (2009 e 2012), ficaram abaixo da média no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esse indicador leva em conta o desempenho dos alunos no Enade e o corpo docente das unidades, entre outros quesitos.

A visita dos avaliadores, ocorrida no fim de 2013, chegou a mudar a situação do curso de Publicidade e Propaganda, que teve a suspensão revogada. No entanto, Jornalismo continuou impedido de receber novos alunos.

No fim de fevereiro, fiscais do Ministério da Educação (MEC) reavaliaram o curso. Foram analisadas as melhorias realizadas e propostas pelo protocolo de compromissos assumido pela UFPR na tentativa de reabrir o curso. O parecer final sobre essa reavaliação foi divulgado neste dia 11 de março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]