• Carregando...

O programa federal Ciência sem Fronteiras (CsF) vai oferecer vagas específicas para interessados na área espacial. Serão 300 bolsas de estudo voltadas para diversas modalidades: graduação-sanduíche (40), doutorado pleno (10), doutorado-sanduíche (20), pós-doc no exterior (30), atração de jovens talentos (90), pesquisadores visitantes (40) e para o desenvolvimento tecnológico e de inovação no exterior (70). Desse total, 150 serão destinadas a brasileiros e 150 para pesquisadores estrangeiros que quiserem atuar em instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

Poderão se candidatar estudantes das áreas de Engenharia, Física, Matemática e afins, além de subáreas do conhecimento vinculadas à indústria aeroespacial. Segundo o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, o edital deve ser lançado em breve. "Buscamos identificar os principais centros mundiais de pesquisa e as vagas disponíveis em empresas para motivar os estudantes nessa área."

Coube à Agência Espacial Brasileira (AEB) selecionar as instituições internacionais que receberão os alunos e pesquisadores brasileiros. "Já fizemos acordo com as agências espaciais mais importantes do mundo, como a do Japão, da Ucrânia, dos Estados Unidos e da França", adiantou o presidente da AEB, José Raimundo Coelho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]