Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa

O capim do cerrado que reluz como ouro

Professores paranaenses ganham destaque internacional por desvendarem mistério do brilho dourado em planta típica do Brasil

Os professores Arandi Ginane Bezerra Júnior, da UTFPR, e Wido Schreiner, da UFPR, estudaram o dourado do capim por um ano e meio. | Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
Os professores Arandi Ginane Bezerra Júnior, da UTFPR, e Wido Schreiner, da UFPR, estudaram o dourado do capim por um ano e meio. (Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo)

Planta típica do cerrado brasileiro, o capim dourado é muito procurado por artesãos devido à coloração característica que assume depois de seca, lembrando lâminas de ouro. É fácil encantar-se pelo fenômeno. O difícil era explicá-lo, pelo menos até agora. Uma pesquisa coordenada pelos professores Arandi Ginane Bezerra Júnior, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e Wido Schreiner, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ganhou espaço em uma publicação internacional justamente por conseguir o feito inédito.

O estudo levou cerca de um ano e meio e os resultados foram muito diferentes daquilo que se previa em um primeiro momento. "Uma hipótese era a presença de metais no capim, mas fizemos vários testes e concluímos tratar-se de matéria orgânica pura. Não há nenhum metal na planta", explica Bezerra Júnior. Era preciso, portanto, procurar outra explicação para o brilho metálico.

A estratégia adotada foi mudar a pergunta. Em vez de questionar por que aquele tipo de capim tem determinada cor, a dupla de professores passou a pesquisar como a natureza faz para que elementos não metálicos apresentem coloração metálica. Surgiram várias respostas, mas foi somente quando os pesquisadores usaram microscopia eletrônica que o mistério começou a ser esclarecido.

O brilho dourado resulta da combinação de dois fatores. Uma superfície surpreendentemente lisa, a ponto de refletir a luz como um tipo de espelho, e a presença de flavonoides únicos, não identificados em outra planta. Flavonoides são o produto do metabolismo de algumas moléculas, comuns em vegetais, mas geralmente presentes em flores de cor avermelhada. Os flavonoides do capim dourado são responsáveis pela cor amarelada que surge quando a clorofila se esvai. Somada à superfície lisa e brilhante, o amarelo imita a cor do ouro.Outras aplicações

Segundo Bezerra, a descoberta desses flavonoides no capim dourado abre o horizonte para diversas pesquisas, já que o material é fluorescente e, portanto, pode de ser usado na identificação de várias enfermidades, como doença de Chagas, hepatite e aids. Além disso, a capacidade de absorção da luz ultravioleta identificada no capim dourado torna possível o uso da planta em protetores solares.

A pesquisa foi publicada em inglês na revista internacional Industrial Crops and Products e apresentada pelo professor Bezerra Júnior na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.