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As irmãs Ana Cristina e Ana Beatriz Nadalin utilizam jogos e música para ensinar português e matemática a crianças carentes | Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
As irmãs Ana Cristina e Ana Beatriz Nadalin utilizam jogos e música para ensinar português e matemática a crianças carentes| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Uma iniciativa de estudantes de diferentes faculdades de Curitiba tem ajudado crianças da rede municipal de educação a progredir na escola de forma lúdica, sem acrescentar custo algum às famílias. O Projeto Avance é dirigido por universitárias que frequentam o Centro Cultural Igaraçu, uma instituição de apoio a universitárias, e seu foco é o reforço escolar em português e matemática, oferecido na forma de brincadeiras, jogos e música.

Há três anos, estudantes atuam na Escola Municipal Tanira Regina Schmidt, no bairro Abranches, com os professores que participam do Comunidade Escola, programa que promove atividades nas escolas municipais aos fins de semana. O grupo formado por seis voluntárias recebe informação dos professores sobre quais são os alunos que precisam de mais ajuda e os convidam a participar das ações.

O desenvolvimento das crianças é a principal motivação das voluntárias. "A gente só quer passar um pouco do que temos para essas crianças, aplicar o que aprendemos na faculdade em benefício delas", conta Ana Cristina Nadalin, aluna do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná e coordenadora do projeto há dois anos.

A iniciativa é aberta a qualquer universitária que queira ajudar, mas antes de participar das atividades é preciso passar por um treinamento sobre metodologia pedagógica oferecida pelas integrantes mais experientes do projeto. Como se trata de uma atividade extracurricular, a participação das crianças é facultativa. Mesmo assim, a média de 20 crianças por encontro é vista como positiva por Ana Cristina. Os encontros ocorrem nas manhãs de sábado, durante o ano letivo. O projeto atende alunos do 2.º ao 5.º ano do ensino fundamental.

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