• Carregando...
O 8º andar da Reitoria da UFPR virou um céu cheio de balões | Antonio More / Gazeta do Povo
O 8º andar da Reitoria da UFPR virou um céu cheio de balões| Foto: Antonio More / Gazeta do Povo
  • Painéis na UTFPR homenageiam o centenário da instituição

Estudantes e visitantes da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que sobem pelas rampas do prédio principal percebem uma mudança no ambiente assim que chegam ao 8º andar. De repente, o concreto do teto e das paredes ganha as cores de um céu azul, cheio de balões. Quem anda pelos corredores e entra nas salas de aula do mesmo piso vê outras pinturas. Os desenhos são todos feitos pelos alunos do curso de Design, os "donos" daquele andar, que, com o apoio dos professores, deixam suas marcas no ambiente.

"Incentivamos os estudantes a pensarem e se apropriarem do espaço da universidade como um ambiente que é deles", diz o professor Ronaldo de Oliveira Corrêa, coordenador do curso. Segundo Corrêa, desde 1990, uma sala é escolhida a cada ano para receber a arte construída coletivamente por calouros e veteranos. Quando a última sala é pintada, elas são novamente revestidas de branco e um novo ciclo de intervenções começa.

No caso do teto e das paredes do corredor que dão acesso ao andar, um concurso organizado pelos próprios estudantes definiu o desenho. Quando o melhor projeto foi escolhido, todos foram convidados a ajudar na transposição da ideia para a aplicação no ambiente.

Pertencimento

Para a professora Ivone de Castro, do curso de Design Gráfico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), as intervenções de alunos na infraestrutura dos campus são um meio de registrar o sentimento de pertença. "É uma forma do aluno se identificar com o espaço. Vem do anseio do estudante estar na universidade", afirma.

A UTFPR também expõe em suas paredes a arte de seus acadêmicos. Em grandes painéis de 10 metros de largura por 2,5 metros de altura, figuras que remetem ao centenário da universidade, comemorado em 2009, ainda podem ser vistas em paredes externas e próximas das quadras esportivas.

Compartilhe a sua experiência. Você conhece outras intervenções feitas por universitários nos campi ou pela cidade? Quais? Deixe seu comentário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]