• Carregando...
 | Antônio More / Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More / Gazeta do Povo

Embasamento teórico foi a parte mais complexa

O estudante Gustavo Heinzen da Costa cursa duas graduações simultaneamente. Faz Relações Públicas nas Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil) e Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Desde 2012, ele está empenhado na construção do TCC para o curso da UFPR. "Vamos analisar o modo como empresas de telefonia usam as redes sociais e propor uma forma de uso mais eficaz", conta. Para Costa, a necessidade de embasamento bibliográfico para suas afirmações foi a parte mais trabalhosa do projeto, que será apresentado em março.

O último ano da graduação é diferente de todos os outros. O ingresso no mercado de trabalho está mais próximo, a chegada da formatura exige gastos e o adeus aos colegas será em alguns meses. Mas, para que tudo isso ocorra, a última etapa acadêmica precisa ser superada. O trabalho de conclusão de curso (TCC) demandará mais dedicação do que qualquer atividade desenvolvida nos últimos anos e planejamento será essencial para obter um bom resultado e não entrar em pânico.

Especificações sobre como, quando e o que fazer virão dos orientadores, mas o Vida na Universidade pretende contribuir para o sucesso do seu trabalho com algumas dicas estratégicas de organização e comportamento. A lista foi elaborada com a ajuda dos professores Marcos José Zablonsky, do curso de Comunicação Social da PUCPR, e Henrique José Castelo Branco, coordenador de TCC do Centro Universitário Uninter.

Cronograma

Se cumprir prazos não é seu forte, é hora de mudar hábitos para garantir tranquilidade nos próximos meses. Determine as datas de início e término de cada fase de produção do trabalho e seja fiel ao cronograma. TCCs feitos na correria, por terem sido deixados para a última hora, frequentemente precisam ser refeitos para receber aprovação.

Siga as normas

Tenha o manual da ABNT ou de normas da instituição do seu lado. Não caia no erro de escrever tudo primeiro para depois adequar o texto às regras. Vai dobrar o seu trabalho e há grandes chances de comprometer o conteúdo, já que você precisa saber de onde tirou cada citação, incluindo número da página e ano de publicação. Se deixar isso para depois, corre o risco de acabar não encontrando a fonte e terá de cortar o texto.

Grupo confiável

A maioria das instituições exige que o TCC seja feito em grupo. Portanto, escolha criteriosamente os colegas com quem trabalhará durante o ano. Lembre-se de que terá de marcar reuniões, dividir tarefas, debater conclusões, etc. Um único membro pode comprometer todo o projeto se não tiver dedicação e, segundo os professores ouvidos, infelizmente, o desmanche de grupos é frequente e quase sempre atrapalha o resultado final.

Pés no chão

Vários cursos exigem que o aluno apresente uma proposta de produto ou serviço inovador. Cuidado com a tentação dos exageros, que acaba em ideias surreais, aplicáveis somente com muito esforço da imaginação. O alerta vale especialmente àqueles que precisarão construir algum tipo de protótipo. Pesquise o preço real de tudo que for necessário para viabilizar a ideia e lembre-se de comentar sobre o projeto com profissionais da área. A opinião de quem está no mercado costuma dar uma perspectiva mais realista do que se propõe.

Orientador motivado

A definição do orientador faz toda a diferença. Em algumas faculdades, é o coordenador do curso quem indica e, em outras, cabe aos alunos escolher um professor e convidá-lo. Em qualquer um dos casos é possível ter uma primeira conversa, expor a ideia, ouvir a opinião do professor e, se o grupo achar necessário, pedir para trocar de orientador. É melhor que a mudança ocorra logo no início. Afinidade com o professor não é o suficiente. O docente também precisa se envolver, dar atenção e conhecer os temas que envolvem a proposta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]