
Seu nome saiu na lista dos aprovados no vestibular, o tempo passou e depois de lista de chamadas, festas da galera e trabalho de conclusão de curso a formatura se aproxima. A esta altura do ano, algumas formaturas já aconteceram, mas muitas ainda estão marcadas para o fim de fevereiro, março e até abril, fazendo com que os formandos tenham de ser pacientes.
No caso da colação regular ou oficial, quem cuida dos detalhes referentes à cerimônia de colação de grau, respeitando as normas estabelecidas pela instituição, é a comissão de formatura de cada turma. Os custos variam de acordo com o local da cerimônia e empresa contatada para a organização.
A adesão à esta cerimônia, que muitas vezes envolve altos custos e nem sempre é acessível a todos, não é obrigatória. Quem opta por deixar as pompas e circunstâncias de lado pode contar com a colação de grau especial, que geralmente é marcada pela instituição unindo formandos de diferentes cursos. Ela pode não ter custo algum, como ocorre na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), ou ter uma taxa administrativa. Na Faculdade Opet, por exemplo, o custo é de R$ 20.
Ocorre, porém, que às vezes esta opção é mais demorada e nem sempre o estudante pode esperar. Quem tem pressa para colocar as mãos na documentação de conclusão de curso, como diploma e histórico, pode protocolar um pedido de antecipação e o retorno não demora mais do que poucos dias, dependendo da necessidade do formando. A colação de grau antecipada (ou em gabinete fechado) não possui cerimônia e trata-se apenas da assinatura do termo de colação. Vale lembrar, porém, que para a antecipação é preciso ter concluído o currículo pleno previsto do curso e possuir uma justificativa comprovada. Os custos são os mesmos da colação de grau especial.
Confira algumas dúvidas recorrentes em relação à colação de grau:
O diploma é cobrado?
Não. Conforme o artigo 32, da Portaria Normativa nº 40/2007 a expedição do diploma está incluída nos serviços educacionais prestados pela instituição. O diploma só pode ter custo se o aluno optar pelo documento com papel ou decoração especial.
Dá para receber o diploma sem colar grau?
Não. Quando cola grau o formando tem direito a receber seu diploma. A colação de grau pode ser cobrada, então o ideal é consultar o regimento interno da instituição ou procurar o setor responsável para se informar.
Fonte: Ministério da Educação (MEC).



