• Carregando...
A candidata ao curso de Medicina Veterinária, Louise Caron Novaes, já garantiu uma vaga na Unicentro, mas quer passar na UFPR | Adriana Czelusniak/Gazeta do Povo
A candidata ao curso de Medicina Veterinária, Louise Caron Novaes, já garantiu uma vaga na Unicentro, mas quer passar na UFPR| Foto: Adriana Czelusniak/Gazeta do Povo
  • Para Rafael Borges Argenta, 18 anos, de Matelândia, a única questão um pouco mais difícil foi a relacionada à Lei da Ficha Limpa

As manifestações de estudantes na Espanha, a Revolução de 1968 na França, a meia-entrada para estudantes, a morte de Amy Winehouse e a Lei da Ficha Limpa foram os temas das cinco redações da prova de Compreensão e Produção de Textos deste domingo (11) da segunda fase do vestibular da UFPR. As informações, dadas pelos primeiros estudantes que concluíram a prova, foram confirmadas pelo Núcleo de Concursos da UFPR.

>>> Veja a prova da UFPR deste domingo.

Em uma delas, os candidatos foram convidados a fazer um resumo de um texto sobre as manifestações de jovens contra o desemprego na Espanha pela grave crise econômica que assola o país. Depois, a prova trazia exemplos de slogans desses protestos espanhóis comparados com outros veiculados por jovens que participaram da Revolução de 1968 e os estudantes tinham de compará-los.

Em seguida, os vestibulandos, a partir de uma reportagem que falava do aumento do valor do ingresso por causa da existência da meia-entrada para estudantes, tiveram de escrever uma carta para a Revista Superinteressante dando a sua opinião sobre o tema. A morte de Amy Winehouse era o assunto de outra questão e os vestibulandos tiveram de redigir um texto sobre o quanto a sociedade pode interferir no direito de uma pessoa, no caso de Amy, de se autodestruir com o uso de drogas. Por último, havia um texto sobre a Lei da Ficha Limpa que estava incompleto e os alunos tinham de concluir.

Opiniões

"Estava muito fácil", comemora Renan Lazarotto, que tenta uma vaga para Matemática Industrial e fez a prova na PUCPR. "Acho que fui bem", comemora.

Luiz Gustavo Freitas, 21 anos, que tenta pela terceira vez uma vaga para Farmácia também saiu confiante. "Dessa vez eu passo", afirmou.

A candidata a uma vaga de Medicina Veterinária Louise Caron Novaes, 17 anos, que já garantiu uma vaga na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, também achou os temas das redações da UFPR bastante acessíveis. "O professor do cursinho trabalhou muito bem com a gente todos os gêneros de texto", diz.

Para Rafael Borges Argenta, 18 anos, de Matelândia e concorrente ao curso de Odontologia, a única questão um pouco mais difícil foi a relacionada à Lei da Ficha Limpa. "É difícil continuar um texto sem sair do contexto proposto", comentou.

Fernanda Bratti, 17 anos, candidata a uma vaga de Farmácia, disse que não foi difícil responder às questões porque ela já tinha um certo conhecimento dos temas.

Segundo Rayana Fagundes, 17 anos, que quer cursar Farmácia na UFPR, as provas de Compreensão de Texto estavam mais difíceis este ano em relação ao ano passado, quando participou do vestibular como treineira.

>>> E você, o que achou dos temas abordados no vestibular da UFPR este ano? Envie sua opinião para universidade@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]