• Carregando...

No último fim de semana, mais de 500 estudantes passaram a madrugada no aulão do Pré-Vestibular Dynâmico, durante uma revisão que começou às 23 horas de sábado, dia 30 de outubro, e só terminou às 7h15 de domingo, 31. Foram quase 40 questões resolvidas durante as aulas dos 17 professores. Mas se engana quem pensa que os alunos acharam ruim. Pelo contrário, eles adoraram.

"Foi muito legal, muito demais! Uma maneira diferente de assimilar a matéria, uma super-revisão. Valeu a pena", disse a vestiba de Engenharia Mecânica Paola Hoffmann, de 17 anos. Tanta empolgação tem explicação: ao invés de simplesmente passarem o conteúdo, os professores garantiram a diversão ao se fantasiar e fazerem um verdadeiro show. "A mais legal foi a revisão de Física, em que os professores Will e Joe se vestiram de Shrek e Fiona", opina ela, que afirma ainda que as aulas de redação, com a professora Denise vestida de soldado, e de Literatura, com o professor Pacheco na pele de Tiririca, estavam muito "massa".

Veja os vídeos:

Assistiu ou vai assistir a alguma revisão? Mande seu vídeo que o Vestibular da Gazeta do Povo coloca no ar! Basta subir o vídeo no Youtube e manda o link para vestibular@gazetadopovo.com.br. Participe!

A palavra "massa", aliás, não saia da boca do estudante Guilherme de Almeida Torres, 20 anos, que tentará vaga em Geologia. "Teve até explosão, com o professor Robert, para explicar a reação de combustão. Deu para lembrar as músicas, os macetes. Dá mais confiança para ir para a prova", acredita.

Segundo o coordenador do cursinho, Sérgio Garcia Junior, a ideia do Madrugadão – que neste ano completa 10 anos de criação – é justamente esta, divertir e descontrair ao mesmo tempo em que os conteúdos são reforçados. "Começamos com o Madrugadão no ano 2000 e, dez anos depois, não tem como não fazer. Os alunos cobram, esperam o ano todo. Neste ano, o clima era de Halloween , com os professores fantasiados e os estudantes vestidos de vampiros, de caveira. Foi muito divertido".

Sérgio, porém, garante que a diversão é apenas parte do processo. "Cada professor teve 30 minutos para revisar o conteúdo e resolver pelo menos três questões simuladas. Cerca de oito minutos eram a apresentação, a brincadeira. Os outros 22 eram para o conteúdo mesmo, com os alunos prestando atenção e aprendendo."

De acordo com ele, o sucesso da fórmula "diversão + revisão = conhecimento" é tanto que atrai alunos de outras cidades. "Veio gente do Litoral e de Ponta Grossa para o Madrugadão, que se baseia nas provas do Enem e da (Universidade) Federal (do Paraná)."

Temporada de aulões

Às vésperas de provas importantes – no próximo fim de semana, 6 e 7 de novembro é dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 14 de novembro é dia de vestibular da UFPR – os aulões começam a fazer parte da agenda dos vestibas. No entanto, os cursinhos têm ideias diferentes na hora de trazer o conteúdo.

No Expoente, por exemplo, as aulas ocorrem na própria sala de aula. "Nos dias 3, 4 e 5 teremos os aulões para o Enem e de 8 a 12 as Superaulas para a UFPR, com foco forte no conteúdo e algumas técnicas de descontração. Preparamos um material especial para essas aulas chamado ExpoEnem, e vamos fazer uma decoração simples, para não perder o foco das aulas", conta Renaldo Franque, diretor do Pré-Vestibular Expoente.

No Curso Positivo nada de shows, o foco é no estilo da prova que vem pela frente. Nesta semana, os estudantes estão tendo, de quarta a sexta-feira, aulas para a prova do Enem. "A gente prefere dar aulas em que os professores dão a revisão dos tópicos mais importantes para os alunos. A motivação vem durante todo o ano", explica Renato Ribas Vaz, Diretor-geral do Curso.

No Colégio Marista Paranaense, a revisão para Federal será no dia 11, no período da tarde, com dicas dos professores e uma motivação extra para os alunos, e no Colégio Bom Jesus será realizado um café da manhã. "Na véspera da 1.ª fase do vestibular da UFPR, dia 13, nos reunimos com os estudantes da 3.ª série para um café de confraternização e um último abraço antes da prova. É uma forma que encontramos para transmitir tranquilidade aos alunos", avalia Carlos Machado Junior, gestor do Ensino Médio do Bom Jesus Centro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]