• Carregando...
Estudantes encontrarão na prova de Redação até sete textos a serem escritos | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Estudantes encontrarão na prova de Redação até sete textos a serem escritos| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

CLASSIFICAÇÃO

10% da nota final virá do Enem

O candidato que ainda não informou o número de inscrição do Enem deve repassá-lo à UFPR ao retirar o comprovante de ensalamento. Como em 2009, as provas objetivas do Enem terão peso de 10% na nota final dos candidatos que fizerem o vestibular.

Além disso, neste ano a UFPR vai destinar 10% das vagas da maioria dos cursos para o Sisu, sistema do governo federal que seleciona candidatos a universidades públicas exclusivamente pela nota do Enem.

Os estudantes convocados para refazer as provas do Enem devem informar o mesmo número de inscrição usado anteriormente. As provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro, às 13 horas. O exame foi remarcado após terem sido encontrados erros de impressão em algumas provas. Segundo os últimos dados do Inep, foram identificados 2.817 candidatos que fizeram provas com erros. (MC)

Os 14.668 candidatos aprovados na primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começam amanhã a segunda etapa do processo seletivo, que terá dois dias de provas. Neste domingo, será aplicado o exame de Compreensão e Produção de Textos, como é denominada a prova de Redação da UFPR. Na segunda-feira, os vestibulandos respondem a questões discursivas de disciplinas específicas, que variam conforme o curso pretendido.A segunda fase será feita em 14 locais de Curitiba e um de Palotina, no Oeste do Paraná, onde a Federal oferece seis cursos de graduação. Os portões dos blocos abrem às 12h45 e fecham às 13h30. As provas começam às 14 horas. Os estudantes podem acessar e imprimir o novo comprovante de ensalamento pelo site do Núcleo de Concursos da universidade (www.nc.ufpr.br). O documento será exigido para a entrada nos locais de prova.

Comum a todos os candidatos, a prova de Compreensão e Produção de Textos trará até sete propostas de redação. Os estudantes devem redigir textos curtos de diferentes gêneros, como resumo, progressão textual, carta e texto opinativo. O objetivo é cobrar redações que poderiam ser escritas em situações reais. Os tamanhos dos textos variam conforme o gênero proposto, mas normalmente eles devem ter até dez linhas. Os número mínimo e máximo de linhas estarão nos enunciados, por isso é importante ler os comandos com atenção.

Para candidatos de 45 cursos, não haverá nenhuma avaliação específica e a seleção termina com a Redação. Para outras 50 graduações, o vestibular continua na segunda-feira, com uma ou duas provas específicas. Os candidatos de Medicina, por exemplo, resolverão questões de Biologia e Química, enquanto os vestibulandos de Psicologia terão apenas Filosofia. Cada prova específica trará dez questões, valendo quatro pontos cada uma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]