Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Resultado UFPR

De olho para não perder a matrícula

O período de registro acadêmico vai de 1.o a 5 de fevereiro, mas cada curso tem seu horário determinado

Depois de quase ficar rouco de tanto comemorar o resultado é chegada a hora de realmente efetivar o seu ingresso na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O período vai de 1.º a 5 de fevereiro, mas cada curso tem um dia e horário específico para que os calouros façam sua matrícula. Vale lembrar que o candidato que não efetivar seu registro acadêmico perde a vaga! Por isso, preste atenção na documentação exigida pela instituição e no cronograma, que podem ser acessados no site do Vestibular da Gazeta do Povo.

Quem passou para um curso no segundo semestre e fez opção pelo remanejamento, também deve ficar atento. "Quando um aluno do primeiro semestre não faz a matrícula, remanejamos um da segunda metade do ano para ocupar essa vaga e a chamada complementar vale somente para o segundo semestre", explica Robson Bolzon, coordenador de políticas de acesso e permanência da Pró-Reitoria de Graduação da UFPR.

Como a lista de remanejamento é publicada no mesmo edital das chamadas complementares, o aprovado deve ficar de olho para não perder a data da matrícula e, consequentemente, a vaga. "Se o estudante é remanejado e não comparece na nova data de inscrição, supõe-se que ele desistiu e abre-se oportunidade para outro candidato", diz.

Ainda há esperança

Se seu nome não estava na lista dos aprovados da Universidade Federal do Paraná (UFPR), antes de se desesperar, dê uma olhada no seu comprovante de rendimento individual: ele pode trazer esperança em ser aluno da UFPR em 2010. Todos os anos, há aprovados que não fazem matrícula, o que possibilita que sejam realizadas chamadas complementares. Nesses casos, o pessoal que ficou na lista de espera pode se dar bem.

Segundo Robson, praticamente todos os cursos abrem pelo menos uma vaga para chamada complementar. "Mesmo assim, é difícil precisar quantas serão, porque depende do comportamento dos aprovados, então não é algo garantido", diz.

Ele explica que, geralmente, cursos que têm alta demanda abrem poucas vagas, mas isso não é uma regra. "No ano passado, o curso de Medicina abriu sete vagas na primeira chamada complementar. Em Direito diurno foram três e no noturno sete", comenta. Entre os cursos que mais abrem oportunidades, Engenharia Elé­trica (diurno) é um dos recordistas. Em 2009, 20 candidatos foram convocados na primeira lista.

Serviço: O registro dos aprovados na Chamada Geral para o 1º Semestre deverá ser feito no Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA),no Prédio Central da Federal (Praça Santos Andrade, 50, Centro). A matrícula dos calouros do 1º semestre nos cursos de Palotina será realizado no dia 2 de fevereiro, no Campus de Palotina (Rua Pioneiro, 2.153). Mais informações no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br).

Veja também

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.