Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Avaliação

Enem 2010 tem 'cara de vestibular', afirma professor

Veja a análise das questões de Ciencias Humanas, feita pelo professor Paulo Brito

Apesar da confusão com os erros de impressão nos testes do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o professor Paulo Brito conseguiu fazer a prova de Ciências Humanas.

Segundo ele, o exame deste ano estava mais "enxuto", com enunciados mais cursos e diretos. "Mas não era uma prova ‘atual’. O vazamento de petróleo no Golfo do México, por exemplo, que foi um tema que exploramos bastante em sala de aula, não caiu. Havia apenas uma questão sobre meio ambiente, sobre o debate do código ambiental", avaliou.

Questões sobre a sociedade Inca, a Revolução Francesa e a Guerra do Paraguai, além de duas questões sobre Revolução Industrial e uma sobre a Guerra de Canudos apontam uma prova mais tradicional, um pouco diferente do que se esperava. "Ele está com mais cara de vestibular, caiu Maquiavel!", disse. "A questão sobre Robespierre perguntava a que estado social ele pertencia: à alta nobreza, á média burguesia, etc", afirma, dizendo ainda que a questão pode ser encarada como ‘decoreba’.

Acompanhe em breve a análise das demais questões.

E você, o que achou da prova do Enem 2010? Deixe seu recado!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.