• Carregando...
O campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná recebeu 13 mil participantes do Enem | Felipe Rosa/Gazeta do Povo
O campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná recebeu 13 mil participantes do Enem| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo
  • Mais de 13 mil pessoas fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio na PUCPR. Nenhum incidente foi registrado no local

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou tranquilo no maior local de provas da cidade, o campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que recebe 13 mil candidatos.

Muitos deixaram para almoçar nas lanchonetes próximas à universidade, o que fez a aglomeração começar cedo. Às 12h, quando os portões se abriram, um grande número de estudantes já aguardava nos bancos espalhados pelo campus.

O aumento nas medidas de segurança anunciadas pelo Inep foi notado pela quantidade de fiscais disponíveis para atendimento. Em cada prédio, além de dois fiscais por sala, vários outros permaneciam dispersos pelos corredores orientando quem não encontrava seu local de prova. Apesar disso, o rigor ao liberar acesso apenas aos candidatos variava dependendo do prédio. Nos blocos vermelho e laranja, por exemplo, o volume de pessoas que passava pela entrada superava a capacidade da equipe de fiscais de conferir os comprovantes de inscrição.

Faltando dez minutos para o fechamento dos portões os fiscais de todos os blocos passaram a convidar aqueles que aguardavam no lado de fora para que entrassem em suas salas. A correria foi grande, especialmente para quem não conhecia as distâncias entre os blocos do campus.

Atrasos

Não foram poucos os que perderam o exame por chegarem alguns minutos atrasados. Diego Betega Silva, de 17 anos, por exemplo, insistiu com o fiscal, mas não conseguiu acesso ao bloco azul. "O Interbairros V atrasou e muita gente perdeu a hora por causa disso", reclama.

O mesmo problema foi relatado por Lizandra Freitas, 27. Segundo ela, um ônibus da mesma linha teria quebrado no bairro do Cajuru, próximo do horário de prova. A estudante e outros 12 candidatos não conseguiram chegar a tempo ao bloco vermelho, um dos mais distantes da entrada principal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]