• Carregando...

Faltam poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e milhares de estudantes que querem uma vaga na universidade já estão se preparando para as provas. O que muitos esquecem, no entanto, é que além de servir como critério de seleção para as instituições de ensino superior, o exame também tem como objetivo mostrar como está o nível de conhecimentos de estudantes de todo o país. Um dos pontos que mais preocupa os professores que viram as provas do ano passado é a qualidade da redação. Professores que foram contratados para corrigir redações do Enem 2009 dizem que ficaram chocados com o desempenho apresentado pelos estudantes. "Avaliei 3,6 mil textos. Consegui dar cinco notas 9 e nenhum 10. Nenhum texto merecia nota máxima", afirma Marlus Geronasso, coordenador e apresentador do programa Eureka, da TV Paraná Educativa, voltado à preparação para os vestibulares. Para a professora Doralice Araújo, que corrigiu quase 2 mil textos, as provas revelaram que os estudantes nem ao menos compreendem o que é uma redação.

De acordo com Doralice, vários estudantes tentaram "enganar" os corretores, copiando trechos do enunciado no espaço da redação, apenas para preencher o número mínimo de linhas e garantir que o texto fosse corrigido. "Tive vários casos de alunos que escreveram frases intercaladas ao comando da redação para dar volume ao texto", afirma.

Entre os principais problemas encontrados, segundo Marlus, estão a falta de conectivos ligando os parágrafos e o tamanho das frases. "Encontrei um mesmo parágrafo com 25 linhas", diz. Ele conta que alguns erros de ortografia se repetiram em vários textos. "Muitos estudantes escreveram ‘com certeza’, ‘a partir’, e ‘de repente’ tudo junto. Também encontrei ‘onde’ no lugar de ‘em que’ e ‘no qual’. ‘Onde’ só deve ser usado quando o aluno se refere a um lugar", exemplifica. Outro erro comum, explica Marlus, é escrever pesquisa e análise com "z".

Notas

Apesar da impressão dos professores, as médias do Enem 2009 por escola em algumas das principais cidades do Paraná (Curitiba, Londrina e Maringá) mostram que as notas na prova de redação, em geral, foram maiores do que nas outras provas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a média nacional em redação foi 601,5 e apenas 26,5% dos participantes ficaram abaixo da média de 500 pontos (a nota máxima é de mil pontos). O pior desempenho foi em Matemática, em que mais da metade dos participantes (57,7%) ficaram abaixo da média.

Correção

Segundo Marlus, alguns corretores são mais flexíveis. Ele explica que a redação do Enem é corrigida sempre por dois professores e, quando há muita diferença entre as notas, o texto passa para um terceiro corretor. "No ano passado dei 250 pontos para uma redação e o outro corretor deu 850. O texto foi para o supervisor, que manteve a minha nota", afirma.

Ele nega que os critérios de correção sejam frouxos e que exista uma orientação do MEC para que os professores não sejam tão rigorosos. "A única orientação do MEC é para que os professores tomem cuidado antes de zerar uma redação, pois isso elimina o candidato." Mesmo assim, afirma Marlus, há casos de anulação. "No ano passado, o tema da redação era ética e a pessoa escreveu sobre bulimia e anorexia. Dei zero e eles aceitaram a minha nota."

Enem 2010

Um total de 4.611.441 pessoas estão inscritas no Enem 2010. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro e a redação é aplicada no segundo dia de prova.

Os cartões de confirmação de inscrição, com informações sobre o local de prova, já começaram a ser entregues pelo MEC. O documento deve chegar no endereço indicado pelo aluno no ato de inscrição até o dia 25 deste mês. O cartão precisa ser apresentado, com um documento original de identidade, no dia da prova.

Você está preparado para redação do Enem 2010? Comente abaixo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]