Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Produção de texto

Erros em redações do Enem preocupam professores

Professor paranaense que leu mais de 3 mil textos do exame do ano passado diz que nenhum deles merecia nota máxima

Faltam poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e milhares de estudantes que querem uma vaga na universidade já estão se preparando para as provas. O que muitos esquecem, no entanto, é que além de servir como critério de seleção para as instituições de ensino superior, o exame também tem como objetivo mostrar como está o nível de conhecimentos de estudantes de todo o país. Um dos pontos que mais preocupa os professores que viram as provas do ano passado é a qualidade da redação. Professores que foram contratados para corrigir redações do Enem 2009 dizem que ficaram chocados com o desempenho apresentado pelos estudantes. "Avaliei 3,6 mil textos. Consegui dar cinco notas 9 e nenhum 10. Nenhum texto merecia nota máxima", afirma Marlus Geronasso, coordenador e apresentador do programa Eureka, da TV Paraná Educativa, voltado à preparação para os vestibulares. Para a professora Doralice Araújo, que corrigiu quase 2 mil textos, as provas revelaram que os estudantes nem ao menos compreendem o que é uma redação.

De acordo com Doralice, vários estudantes tentaram "enganar" os corretores, copiando trechos do enunciado no espaço da redação, apenas para preencher o número mínimo de linhas e garantir que o texto fosse corrigido. "Tive vários casos de alunos que escreveram frases intercaladas ao comando da redação para dar volume ao texto", afirma.

Entre os principais problemas encontrados, segundo Marlus, estão a falta de conectivos ligando os parágrafos e o tamanho das frases. "Encontrei um mesmo parágrafo com 25 linhas", diz. Ele conta que alguns erros de ortografia se repetiram em vários textos. "Muitos estudantes escreveram ‘com certeza’, ‘a partir’, e ‘de repente’ tudo junto. Também encontrei ‘onde’ no lugar de ‘em que’ e ‘no qual’. ‘Onde’ só deve ser usado quando o aluno se refere a um lugar", exemplifica. Outro erro comum, explica Marlus, é escrever pesquisa e análise com "z".

Notas

Apesar da impressão dos professores, as médias do Enem 2009 por escola em algumas das principais cidades do Paraná (Curitiba, Londrina e Maringá) mostram que as notas na prova de redação, em geral, foram maiores do que nas outras provas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a média nacional em redação foi 601,5 e apenas 26,5% dos participantes ficaram abaixo da média de 500 pontos (a nota máxima é de mil pontos). O pior desempenho foi em Matemática, em que mais da metade dos participantes (57,7%) ficaram abaixo da média.

Correção

Segundo Marlus, alguns corretores são mais flexíveis. Ele explica que a redação do Enem é corrigida sempre por dois professores e, quando há muita diferença entre as notas, o texto passa para um terceiro corretor. "No ano passado dei 250 pontos para uma redação e o outro corretor deu 850. O texto foi para o supervisor, que manteve a minha nota", afirma.

Ele nega que os critérios de correção sejam frouxos e que exista uma orientação do MEC para que os professores não sejam tão rigorosos. "A única orientação do MEC é para que os professores tomem cuidado antes de zerar uma redação, pois isso elimina o candidato." Mesmo assim, afirma Marlus, há casos de anulação. "No ano passado, o tema da redação era ética e a pessoa escreveu sobre bulimia e anorexia. Dei zero e eles aceitaram a minha nota."

Enem 2010

Um total de 4.611.441 pessoas estão inscritas no Enem 2010. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro e a redação é aplicada no segundo dia de prova.

Os cartões de confirmação de inscrição, com informações sobre o local de prova, já começaram a ser entregues pelo MEC. O documento deve chegar no endereço indicado pelo aluno no ato de inscrição até o dia 25 deste mês. O cartão precisa ser apresentado, com um documento original de identidade, no dia da prova.

Você está preparado para redação do Enem 2010? Comente abaixo!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.