• Carregando...
Confira as sugestões de redação |
Confira as sugestões de redação| Foto:

Rasuras

É preciso ser cuidadoso na hora de passar a redação a limpo. Caso você cometa um erro, use corretivo ou passe um traço simples sobre a palavra e siga em frente. Se você escrever a resposta de uma questão no espaço de outra, basta indicar o número correto do texto que redigiu.

Charges

A prova de redação da UFPR também pode pedir que o aluno interprete charges e tiras ou gráficos. Para saber mais sobre o assunto, leia as matérias que o Vestibular publicou no dia 7 de junho e na semana passada.

Internet

No site do Núcleo de Concursos da UFPR é possível acessar as provas dos últimos oito anos. Lá você também encontra os critérios de correção de cada redação do último vestibular.

Letra

Além de expor suas ideias de forma clara e concisa, não se esqueça de caprichar na letra. Releia a matéria que foi publicada sobre esse assunto.

O Vestibular trouxe na segunda-feira passada uma série de dicas para a redação do Exame Na­­cional do Ensino Médio (Enem). Desta vez o foco é a prova de Com­­preensão e Produção de Textos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que representa "um outro mundo", completamente diferente da prova do MEC, nas palavras do professor de Redação Marlus Geronasso, coordenador do Programa Eureka, da TV Paraná Educativa.

A prova de redação da UFPR é, na verdade, uma prova de redações. O candidato precisa elaborar diferentes gêneros textuais, como carta, texto opinativo, resumo e progressão textual. Geralmente há uma surpresa, uma tipologia curiosa que há muito tempo não aparecia nas provas. No último vestibular, por exemplo, a universidade pediu que o candidato redigisse uma narrativa a partir de uma fábula. "A UFPR publicou mais de 17 tipologias diferentes até hoje. E sempre tem um segredo. Por outro lado, há gêneros que sempre aparecem, como o resumo e a transposição", afirma Geronasso.

A professora de Produção de Textos do Colégio Bom Jesus Cleuza Cecato explica que a prova tem cinco textos curtos e o estudante tem quatro horas e meia para redigi-los. O tamanho da redação varia conforme o gênero proposto. Normalmente o enunciado traz o número mínimo e o número máximo de linhas, por isso é importante ler os comandos com atenção. Isso não significa, porém, que a extensão do texto será levada a ferro e fogo pelos corretores. "Uma diferença de uma linha ou duas não é problema. Mas se a questão pede dez linhas e o candidato escreve duas, ele pode ser penalizado", alerta a professora Iara Bemquerer Costa, coordenadora de área do Núcleo de Concursos da UFPR.

Dizer que não se deve usar a primeira pessoa do discurso, especialmente no texto opinativo, também é um mito, explica Iara. De acordo com ela, tudo depende do tipo de questão. "Se o estudante está dando continuidade a um texto e esse texto está em terceira pessoa, ele deve escrever em terceira pessoa. Na transposição, as palavras dos outros também devem ser citadas em terceira pessoa. Por outro lado, se o candidato está escrevendo uma carta ou dando uma opinião, é perfeitamente normal usar a primeira pessoa", explica. Para Marlus, o estudante deve apenas evitar o uso exagerado do pronome ‘eu’. "O uso de verbos flexionados em primeira pessoa, como ‘defendo’ ou ‘discordo’, é suficiente", explica.

Ainda segundo ele, enquanto na redação do Enem nada impede que o aluno empregue palavras em sentido figurado, na UFPR é importante evitar abstrações. Como os textos são muito curtos, o candidato deve ser o mais direto possível, tomando as palavras em seu significado usual. Quanto ao título, o aluno só deve colocá-lo se ele for exigido pelo enunciado.

Nesta página você encontra um link com cinco sugestões de redação, feitas pela professora Cleuza Cecato e Luiz Fernando Mazzarotto, do Bom Jesus, especialmente para o Vestibular da Gazeta do Povo. Escolha uma delas e mande sue texto para vestibular@gazetadopovo.com.br. As redações selecionadas serão corrigidas e publicadas no site. Participe!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]