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Informado pela imprensa sobre o teor da decisão da juíza Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, que determinou a suspensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, o Ministério da Educação afirmou em seu site que a preocupação da magistrada com relação à igualdade de condições dos concorrentes está assegurada pela utilização da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Desde o Enem do ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TRI permite que provas diferentes tenham o mesmo grau de dificuldade e possam ser comparadas.

O MEC ressaltou que em 2009 foram aplicadas duas provas distintas em momentos diferentes, devido a inundações em duas cidades do Espírito Santo e as provas nos presídios.

Na TRI, as questões são testadas antes da prova. As perguntas ganham um peso que varia de acordo com o desempenho dos estudantes nos pré-testes —quanto mais alunos acertam uma determinada pergunta, menor o peso que ela terá na prova porque o grau de dificuldade é supostamente menor.

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