• Carregando...
“Acho que tenho mais chances de passar pelo vestibular tradicional do que pelo Enem, por isso estou investindo nas provas da UFPR.”
Jaqueline Mezencio de Resende, vestiba de Medicina | Valterci Santos/ Gazeta do Povo
“Acho que tenho mais chances de passar pelo vestibular tradicional do que pelo Enem, por isso estou investindo nas provas da UFPR.” Jaqueline Mezencio de Resende, vestiba de Medicina| Foto: Valterci Santos/ Gazeta do Povo
  • Confira mais detalhes sobre a primeira fase da UFPR
  • Os dez cursos mais concorridos

Os vestibas que farão as provas no próximo domingo encontrarão novidades em relação aos locais de prova. A principal alteração foi a exclusão do câmpus da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), lugar que até o ano passado concentrava o maior número de candidatos, cerca de 10 mil. Para realocar o grande número de inscritos, o Núcleo de Concursos precisou alterar a distribuição dos candidatos, fazendo cinco substituições. Ao todo, continuam sendo 28 pontos espalhados por toda a cidade. O que concentra mais candidatos é a Universidade Positivo (UP), no Campo Comprido, com 6.272 inscritos. Em seguida está o câmpus da Uniandrade no Santa Quitéria, com 4.263 pessoas, e o terceiro maior local é o câmpus da Faculdades do Brasil (Unibrasil), no Tarumã, que terá 3.889 vestibulandos. Além da UP, outras instituições entraram para a lista, como o Colégio Marista Santa Maria, no bairro São Lourenço (1.624 candidatos) e a Faculdade Radial, no Cristo Rei (842 candidatos).

De acordo com Cláudio Portilho Marques, coordenador do grupo preparador de área do Núcleo de Concursos da UFPR, toda a organização para o dia da prova já está acertada com órgãos como a Diretran, URBS, Polícia Federal e o BPTran, que estão preparados para orientar os motoristas. "No ano passado não tivemos problemas de trânsito que atrapalhassem o andamento das provas. As equipes que nos ajudam na organização do vestibular já estão preparadas para atender essa grande demanda", explica.

Minutos preciosos

Mesmo com a orientação, a expectativa é que haja trânsito intenso no domingo, por isso a orientação da UFPR é que o candidato se programe para chegar pelo menos uma hora antes do fechamento dos portões. Uma boa dica é visitar o local durante esta semana para conhecer qual o melhor caminho a ser feito. Se possível, também é importante entrar na instituição para saber a localização dos blocos e salas. O câmpus da Univer­sidade Positivo, por exemplo, tem uma área total de 424,8 mil me­­tros quadrados e no dia da prova os vestibulandos serão distribuídos em 5 blocos.

Para quem vai de ônibus, a URBS, empresa que administra a frota da capital, colocará mais linhas de transporte coletivo em circulação. Também é importante fazer o trajeto antes, para saber em qual ponto se deve descer e quanto tempo se levará para chegar ao local com antecedência suficiente para encontrar a sala. Para consultar qual linha de ônibus dá acesso ao seu local de prova basta acessar www.urbs.curitiba.pr.gov.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]