• Carregando...
O tempo destinado a prova, aplicada neste domingo (16), entre as 13 e 19 horas, foi considerado suficiente para resolver as 60 questões | Henry Milléo/Agência  de Notícias Gazeta do Povo
O tempo destinado a prova, aplicada neste domingo (16), entre as 13 e 19 horas, foi considerado suficiente para resolver as 60 questões| Foto: Henry Milléo/Agência de Notícias Gazeta do Povo

O novo formato do vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com o concurso sendo feito em um só dia, e em um só período, foi aprovado pelos candidatos que conversaram com a reportagem da Gazeta do Povo. O tempo destinado a prova, aplicada neste domingo (16), entre as 13 e 19 horas, foi considerado suficiente para resolver as 60 questões. Para os vestibulandos, o nível de dificuldade do concurso foi "médio".

"Foi tranquilo. Melhor fazer a prova assim do que em dois dias, que é muito mais cansativo. Deu para descansar no sábado e domingo de manhã antes de vir e não faltou tempo para resolver as questões", afirmou Ana Maria Silva, 19 anos, candidata a uma vaga no curso de Administração. "O tema da redação não foi nada que assustasse. O tempo de prova também foi tranquilo. É só não entrar em desespero", comentou Tálita Priscila Silvestre, 19 anos, candidata a uma vaga no curso de Direito. O tema da redação deste ano foi a educação. Os estudantes, depois de ler uma reportagem da Gazeta do Povo, tinham de dar sugestões de como melhorar o ensino. Giovanni Camargo, 17 anos, aspirante a uma vaga em engenharia mecatrônica, e Fábio Nadaline, 17 anos, que tenta uma vaga em publicidade e propaganda, ficaram preocupados apenas com as questões de Filosofia. "São só três questões dessa disciplina e não pode zerar", explica Camargo.

Outro ponto que chamou a atenção foi o fato de a prova não abordar questões como o episódio de vazamento de energia nuclear em Fukushima, no Japão. "Não abordar um assunto como esse vai contra a ideia de contextualização e interdisciplinariedade das provas em voga hoje em dia", opinou o professor de química do curso Dinâmico, Robert Nespolo.

Tolerância

A prova do Vestibular de Verão 2012 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) iniciou pontualmente às 13 horas, neste domingo (19). Os portões, porém, que seriam fechados às 12h40, só foram cerrados às 12h50. Os dez minutos de tolerância foram concedidos, de acordo com a organização do concurso, por causa da chuva e do trânsito da região. Mesmo assim, 27 candidatos chegaram atrasados e não puderam entrar, mesmo com a tolerância.

O número total de faltosos, segundo a assessoria de imprensa da PUC, ficou em 1.780, um índice de 8% em relação ao número de inscritos. Ao todo, 21.892 candidatos se inscreveram para o concurso que oferece 9.970 vagas em 66 cursos de graduação.

O Vestibular da PUCPR tem prova sendo aplicada nos câmpus Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Toledo e Joinville (SC). Em Curitiba, a prova também é realizada no Colégio Paranaense. O vestibular segue até as 19 horas. A prova tem ao todo seis horas de duração. Os vestibulandos têm de responder 60 questões objetivas divididas entre as seguintes disciplinas: História, Matemática, Biologia, Química, Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Física e Geografia. Além disso, eles têm de elaborar uma redação entre 15 e 20 linhas. O gabarito deve sair nesta segunda-feira (17) e o resultado dos aprovados em primeira chamada deve ser divulgado na próxima quinta-feira (20), a partir das 11 horas, com o tradicional banho de lama. Na comemoração um trio elétrico com banda deve animar a festa dos aprovados, que será no estacionamento alternativo da PUCPR, na esquina da Rua Imaculada Conceição com a Rua Guabirotuba, ao lado do módulo da Polícia Militar.

De acordo com os organizadores, os cinco cursos mais procurados são Medicina, Engenharia Civil, Direito, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Mecânica.

Bolsas

A PUCPR oferta neste ano 675 bolsas de estudo para vários cursos da instituição. Elas são divididas em duas modalidades – 115 integrais e 560 de 50% de desconto. O auxílio é concedido de acordo com a renda familiar do candidato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]