• Carregando...
Bruna Lemc tenta uma vaga em Medicina. Serão cinco vestibulares neste ano | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Bruna Lemc tenta uma vaga em Medicina. Serão cinco vestibulares neste ano| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Confira algumas dicas para se programar para fazer vários vestibulares:

Modelos de provaCom a internet, é fácil encontrar provas de anos anteriores. Conhecer modelos de questão dá mais segurança.

Questões regionais e livrosVerifique a lista de obras de Literatura, se caem questões de História e Geografia locais ou disciplinas como Filosofia. Em caso afirmativo, vá atrás de material didático específico.

Organize suas viagensSe for sozinho, compre passagens e reserve o hotel com antecedência. Uma boa opção é chegar um dia antes e fazer o check-out no dia da prova, logo após o café da manhã. Aí é só deixar os pertences no guarda-volumes e voltar para buscá-los depois do teste. Se quiser economizar e evitar o estresse de procurar transporte e hospedagem, aproveite os mutirões organizados por alguns cursinhos.

Atenção às datas!Antes de se inscrever, veja se as provas não vão ser no mesmo dia.

O objetivo é um só: entrar na universidade. Mas, diante das várias opções e da dificuldade das seleções, vestibulandos são quase que forçados a se inscreverem em mais de um concurso para alcançar a meta. Alguns se programam para fazer cerca de uma dezena de provas – uma verdadeira maratona. É o caso de Marina Vernizzi, que se preparou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concorre a uma vaga de Medicina em mais sete vestibulares. "É melhor arriscar em mais lugares do que correr o risco de ter uma surpresa desagradável em apenas um", diz.

E Marina não está sozinha. Neste ano, Bruna Lemc também tenta passar em Medicina, pela terceira vez, e ampliou o leque de possibilidades. "Há mais de uma instituição com o curso de Medicina de qualidade. Neste ano, vou prestar cinco vestibulares", conta Bruna. De acordo com o professor de Geometria do Curso Positivo Carlos Kolb, isso é cada vez mais frequente. Ele conta que é grande a procura por universidades públicas, já que mudar de cidade até poderia sair mais barato do que arcar com uma mensalidade cara na terra natal.

Mais preparo

Além das chances, o desgaste aumenta e é preciso ter sangue frio para não deixar que resultados anteriores prejudiquem o desempenho nas provas seguintes. A preparação também é específica. "Não são todos [os vestibulares] que cobram Filosofia, a lista de livros muda e alguns exigem conhecimentos da região", diz Marina.

Viajar também faz parte do processo. Bruna prefere ir sozinha. "Cheguei a ir para João Pessoa, na Paraíba, tentar a federal de lá. Viajo sempre sozinha", conta a vestibulanda, que está com passagem comprada e hotel reservado em Marília (SP), destino da próxima prova. Para ela, o esforço vale a pena. "Transformar uma vocação em trabalho, para mim, é a maior realização", acredita.

>>> E você, também está o vestibular em várias cidades? O que você acha dessa experiência? Faça o seu comentário!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]