• Carregando...
Na UTFPR, todas as vagas são destinadas a calouros selecionados a partir do Sisu | Diego Pisante/ Gazeta do Povo
Na UTFPR, todas as vagas são destinadas a calouros selecionados a partir do Sisu| Foto: Diego Pisante/ Gazeta do Povo

28 de janeiro

será o dia da divulgação da segunda chamada do Sisu para as vagas remanescentes. Os aprovados deverão fazer matrículas nos dias 1.º, 4 e 5 de fevereiro.

O Ministério da Educação (MEC) liberou na manhã de ontem a lista de candidatos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ocupar uma das 129.319 vagas disponíveis em 3.752 cursos de 101 instituições públicas de ensino superior do país. O resultado pode ser conferido no site do programa ou pelo telefone 0800-616161. Os convocados devem fazer a matrícula onde foram aprovados obrigatoriamente nos dias 18, 21 ou 22 de janeiro.

Ao todo, 1.949.958 estudantes se inscreveram para a primeira seleção do Sisu de 2013. O total representa um crescimento de 11% em relação ao número de inscritos no passado. Considerando os candidatos que optaram por dois cursos, o número de inscrições chegou a 3.801.894. A soma de vagas oferecidas pelo Sisu para o primeiro semestre deste ano também aumentou – 19% a mais em relação a 2012.

No Paraná, as 4.285 vagas abertas em 192 cursos das universidades Federal (UFPR) e Tecnológica (UTFPR) e do Instituto Federal (IFPR) foram preenchidas. As oportunidades estão dispersas em 16 municípios do estado e abrangem diversas áreas do conhecimento. Na UFPR, são reservadas 10% das vagas de graduação para o sistema, com exceção de alguns cursos. Na UTFPR, todas as 3.552 vagas são preenchidas pelo Sisu, que usa o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como nota de classificação.

No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos obedece à seguinte ordem de critérios: maior nota em Redação; Linguagens e Códigos; Matemática; Ciên­­cias da Natureza; e Ciências Humanas. A segunda chamada do Sisu será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula prevista para os dias 1.º, 4 e 5 de fevereiro.

Lista de espera

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações ainda terão uma terceira chance. Os alunos podem aderir à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Para isso, precisam manifestar o interesse no site do programa, acessando o boletim do candidato e clicando no ícone que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

A participação na lista de espera só poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. O prazo de adesão vai de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]