• Carregando...
Dois dos 20 alunos de diferentes períodos do curso de Tecnologia de Processos Ambientais participarão do reality show da SWU. Eles são orientados pela professora Tamara Simone van Kaick (no centro) | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Dois dos 20 alunos de diferentes períodos do curso de Tecnologia de Processos Ambientais participarão do reality show da SWU. Eles são orientados pela professora Tamara Simone van Kaick (no centro)| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

Mudança de atitudes

O movimento SWU é uma iniciativa do empresário Eduardo Fischer, presidente do grupo de comunicação e marketing Totalcom. A organização pretende estimular no público jovem a mudança de atitudes, tratando do tema da sustentabilidade a partir das ações individuais. O SWU iniciou suas atividades em junho de 2010 e teve como primeiro grande marco celebração o SWU Music & Arts Festival. Saiba mais sobre o SWU no site , no Twitter (@swubrasil) e no Facebook .

  • Rodrigo e Mayara vão representar a UTFPR no reality show do SWU, no canal Multishow.
  • Mayara Luíza Paiva tem 20 anos e está no 5º ano do curso de Tecnologia de Processos Ambientais.
  • Rodrigo Duwe, 20, do 6º período, já está se preparando para as possíveis provas de resistência.

Um grupo de alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) vem causando um incomum agito no câmpus Curitiba. Inscritos na gincana universitária Impacto Zero, do movimento SWU (Starts With You, ou Começa com Você), a equipe caprichou no projeto sobre sustentabilidade, movimentou toda a comunidade acadêmica para ter bons resultados nas provas práticas, participará de um reality show e pode conquistar um prêmio de R$ 500 mil, além de cursos nos Estados Unidos.

Orientados pela professora Tamara Simone van Kaick, do Departamento Acadêmico de Química e Biologia, os 20 alunos de diferentes períodos do curso de Tecnologia de Processos Ambien­tais entraram na disputa com um projeto que já realizavam antes da competição, no município de Pinhais. Foram escolhidas duas escolas que não eram atendidas por rede de esgoto, próximas dos rios Atuba e Palmital, onde os alunos faziam a medição da qualidade da água. A turma diagnosticou o problema e ofereceu uma solução. "Propusemos estações de tratamento com tecnologia desenvolvida pela UTFPR, que podem ser usadas pelo cidadão", explica Tamara.

Segundo a professora, quando surgiu a oportunidade da gincana houve uma identificação imediata com a causa. Depois de algumas adaptações, o projeto foi batizado de "Plantando o presente, enraizando o futuro", obteve boa avaliação e colocou a UTFPR entre as 20 instituições que passaram à fase seguinte. "A ideia do SWU é propagar o desenvolvimento sustentável, especialmente com os jovens. Isso tem muito a ver com nosso trabalho", diz.

Gincana

Logo que recebeu a notícia da classificação, a equipe elegeu uma representante para ir a São Paulo receber as instruções sobre as próximas provas, Giselle Morais, 19 anos. "Recebemos um treinamento. Deveríamos juntar o maior número possível de resíduos recicláveis sólidos", explica.

Até o dia 18 de julho, quando o material recolhido deveria ser avaliado, foram dias de intensa movimentação, envolvendo colaboradores de outros cursos, além da comunidade de Pinhais. Ao todo 20 universidades de todo o país participaram dessa fase de coleta, realizando dez disputas diretas. A UTFPR competiu contra a Minas Gerais Educação S.A., de Belo Horizonte, e venceu a disputa. O anúncio foi feito ao vivo no dia 19 de junho, no Fantástico, exibido pela RPCTV.

Reality Show

A etapa seguinte foi a decisão sobre quem representará a universidade num reality show de cinco semanas, transmitido pelo canal Multishow, que terá início em 2 de outubro. Todos gravaram depoimentos que foram avaliados pelo canal, mas somente dois membros representarão a UTFPR no programa.

Mayara Luíza Paiva e Rodrigo Duwe foram os escolhidos e contam que começarão a aventura na cidade de Floresta Alta, no Mato Grosso, de onde devem sair em viagem pelo país a bordo de um motor home. A maioria dos outros detalhes ainda é mantido em sigilo.

Rodrigo Duwe, 20 anos, está no 6º período. Sobre o processo de seleção, ele conta que na gravação dos vídeos avaliados os organizadores fizeram muitas perguntas sobre hábitos e preferências, além de apresentar opções como campo ou praia, frio ou calor e praia ou montanha. "Perguntaram coisas como o que eu não comeria de jeito nenhum", conta o estudante, já prevendo o tipo de prova que os competidores devem enfrentar.

Embora os competidores ainda saibam pouco sobre o que os aguarda, Mayara Luíza Paiva, 20, do 5º período, teve acesso a alguns boatos que vazaram na internet. "Soube que provavelmente as últimas cinco duplas ficarão numa casa em Paulínia (SP), onde vai ser o festival de música", revela Mayara, referindo-se ao principal evento do movimento SWU (Starts With You). Certeza, entretanto, é que as provas serão relacionadas ao tema de sustentabilidade, foco da gincana.

Os vencedores do reality ganharão R$ 500 mil ,que devem ser investidos no projeto, e participarão de um curso de empreendedorismo na Babson College, nos Estados Unidos. A equipe, entretanto, já garantiu dois ingressos para a 2ª edição do festival de música SWU, ainda sem local ou data definidos. No ano passado o evento reuniu cerca 150 mil pessoas e vários artistas internacionais numa fazenda na cidade de Itu, em São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]