• Carregando...
Jair Almeida, da UTFPR: “Enquanto houver carteiras vazias haverá chamadas” | Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo
Jair Almeida, da UTFPR: “Enquanto houver carteiras vazias haverá chamadas”| Foto: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo

Após três chamadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ainda tem 43,4% de suas vagas abertas. Há 1.170 vagas para serem preenchidas. Entre os estudantes convocados em todo o país, 1.526 já garantiram sua matrícula na instituição por meio do sistema. A partir de agora, a própria UTFPR ficará responsável pelas chamadas.

Para o professor Jair Almeida, presidente da Comissão de Pro­cessos Seletivos da UTFPR, o número de matriculados é positivo. "Estamos em uma situação mais confortável do que no início do ano, quando começamos as aulas com menos de 50% das vagas preenchidas e o cronograma foi muito apertado. Ainda temos um tempo para o início das aulas, em 9 de agosto", diz. Segundo ele, "en­­quanto houver carteiras vazias haverá chamadas", como no primeiro semestre, em que todas as vagas foram preenchidas, mesmo depois do início das aulas.

A partir de agora, as próprias instituições deverão fazer as chamadas complementares, com base em uma lista de espera que será fornecida na segunda-feira pelo MEC. A UTFPR divulgou um cronograma com mais três chamadas, mas pode haver outras. "Depois do início das aulas ainda temos um tempo para fazer as convocações. Como a lei prevê que o número de faltas não pode ser superior a 25% do número de aulas, temos cerca de quatro semanas após o início do semestre letivo", afirma Almeida.

Mesmo com a alta taxa de desistentes entre os aprovados de fora do estado, o professor avalia que já é possível sentir uma mudança no perfil dos estudantes da UTFPR. "Antes do Sisu, os alunos vindos de outros estados eram cerca de 20% do total. Hoje, são 40%, aproximadamente", quantifica.

Para Almeida, essa segunda etapa mostrou avanços. "Em relação à primeira etapa, no primeiro semestre já vemos melhoras, principalmente em relação à mudança nas inscrições", diz, referindo-se à alteração do MEC, que no segundo semestre permitiu uma única inscrição com duas opções. Antes, o estudante podia se inscrever três vezes em uma opção. "Mas ainda há melhoras a serem feitas, como a exclusão da segunda opção."

O resultado da 4.ª chamada (a 1.ª da UTFPR) será divulgado na terça-feira. As matrículas serão na terça e na quarta-feira. A 5.ª chamada terá seu resultado divulgado no dia 22 e as matrículas serão nos dias 22 e 23. Já o resultado da 6.ª chamada será informado no dia 24 e as matrículas serão no dia 26.

O MEC ainda não divulgou quantas vagas foram preenchidas pelo Sisu nas três chamadas relizadas. Segundo a assessoria do MEC, o balanço será feito após a divulgação da lista de espera.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]