
Veja como uma questão discursiva da prova de Geografia da segunda fase da Fuvest (2006) trouxe o tema. As respostas são de Claudemir Onazayo, professor de História, Sociologia e Filosofia da rede pública Estadual do Paraná:
a) analise os momentos I e II da charge do continente africano.b) como os momentos I e II podem ser caracterizados na África do Sul?
Respostas: a) Após o final da II Guerra, os continentes africano e asiático passaram pelo processo de descolonização. A emancipação política e a luta pela independência transformaram a face política do continente. Na primeira charge vemos o africano se despedindo do colonizador europeu (e o palácio atrás significa a troca de poder), ou seja, é o período da descolonização. Na segunda charge, o retorno do europeu se dá por meio da atividade turística. A sangria deu lugar ao exótico.b) A África do Sul, nação mais rica e industrializada do continente, foi um caso à parte. Rica em recursos naturais, localizada na passagem estratégica do "Cabo das Tormentas", o país passou pela mais violenta e racista forma de dominação branco-europeia na Àfrica. Desde o final do século XIX, leis segregacionistas transformaram a maioria negra em quase escravos da minoria holandesa e britânica no país. Em 1949 nascia o regime racista do Apartheid, portanto no mesmo período da libertação dos povos africanos. Nesse regime, o controle e a dominação branco-européia foi ao extremo, excluindo os negros de todos os setores e atividades econômicas, sociais e culturais do país. O momento I, se é que existiu algum dia, seria a partir de 1994 com o fim do Apartheid e a eleição de Mandela, porém os brancos não deixaram o país como na charge. O desenho II seria o momento atual onde as grandes multinacionais do setor de energia e minérios e o turismo exótico (hotéis de 6 estrelas no meio da floresta) tem atraído turistas e investimentos para o país.
Veja mais questões:
A intolerância racial, cultural e religiosa foi a base de discursos e ações de partidos, movimentos e governos, ao longo do século XX. São exemplos dessas práticas de intolerância, À EXCEÇÃO DE:
a) As leis anti-semitas em vigor na Alemanha durante o período nazista.b) A censura à imprensa e aos meios de comunicação exercida pelo governo do Irã, a partir da Revolução Islâmica de 1979.c) Os princípios defendidos por Gandhi contra a dominação dos brancos na Índia dos anos de 1940.d) A política do Apartheid na África do Sul, até o início dos anos 1990.e) Os expurgos dos "reformistas" realizados pelos jovens militantes da Guarda Vermelha durante a Revolução Cultural chinesa entre 1966 e 1976.
Resposta: cJustificava:A luta de Mahatma Gandhi na Índia foi pela independência, isto é, contra as autoridades coloniais britânicas. Diferentemente, todas as demais alternativas expressam manifestações de intolerância racial, cultural e religiosa.
Na África do Sul ocorre uma violenta segregação racial onde a minoria branca domina, política, social e economicamente a grande maioria negra. Essa segregação tem prejudicado as relações econômicas da África do Sul com os países americanos e europeus. É conhecido como:
a) Afrikanderb) Boersc) Apartheidd) Semitismoe) Fetichismo
Resposta: C
Nos últimos anos intensificou-se o processo de libertação dos países mais ricos da África, sendo bastante reduzida a dominação branca. São exemplos dessadominação:
a) Etiópia e Marrocosb) Egito e Zairec) República da África do Suld) Líbia e Moçambiquee) Somália e Nigéria
Resposta: c
Do ponto de vista demográfico a República Sul-Africana é um país predominantemente habitado por:
a) negrosb) afrikandersc) indianosd) mestiçose) brancos
Resposta: A



