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Dicas

Os professores também deram orientações sobre as exigências e o perfil específicos dos concursos da UFPR e do Enem. Confira:

UFPRSão exigidos diversos textos de tamanho médio. Os últimos concursos pediram cinco e o limite máximo foi de 15 linhas. "Esse é o perfil mais comum desta prova: textos menores, com temáticas inteligentes", lembra Sergio Degrande. Já quanto aos gêneros, o professor Yeso diz que o mais comum é que resumos e pequenas argumentações sejam cobrados, "além da análise de diferentes tipos de linguagem, como imagens e tiras". De acordo com os dois professores, a prova dá muito valor ao conteúdo dos alunos.

ENEMPropõe um texto maior, de até 30 linhas, com caráter dissertativo e geralmente ligado a algum tema polêmico da atualidade. Com isso, da mesma forma que dá maior liberdade na escrita, também traz alguns riscos ao estudante. Um deles é quanto ao tempo. "Por ser no mesmo dia de outras provas, o estudante fica com somente pouco mais de uma hora para o texto", alerta Degrande.Yeso lembra que outro cuidado a ser tomado é em torno da clareza, visto que, em textos mais extensos, o aluno pode acabar fugindo do tema proposto.

A forte concorrência e o alto número de questões nos vestibulares do país fazem com que qualquer ponto seja fundamental para a conquista da vaga. Por isso, o passo que pode ser decisivo aos vestibulandos é o de alcançar uma boa nota na etapa que ainda deixa muitos concorrentes preocupados: a redação.

Para chegar o mais perto da nota 10, o processo não é complicado, mas trabalhoso. De acordo com professores de cursos pré-vestibulares de Curitiba, a "receita" é a seguinte: treino intenso, envolvimento com diversos tipos de conteúdos e observação atenta à proposta de cada exercício. Para Sérgio Degrande Júnior, professor de Redação do Curso Dom Bosco, a prática faz toda a diferença e deve ser priorizada. "A disciplina é fundamental. Para aqueles vestibulandos que treinaram bastante durante todo o ano, fazendo todos os tipos de provas e passando pelos diferentes gêneros, a situação para conseguir uma boa nota é melhor."

De acordo com o professor, esse processo de aprendizagem também deve contar com a leitura e a atualização constantes de diversos tipos de conteúdo. "O aluno precisa ler bastante bastante, incluindo revistas, jornais e livros. É necessário que ele esteja informado das coisas que acontecem no Paraná, no Brasil e no Mundo para conseguir uma argumentação eficiente", aconselha Degrande.

As práticas de treinamento e de informação também são vistas como essenciais por Yeso Osawa Ribeiro, professor de redação e gramática do Curso Positivo. De acordo com ele, além de ajudar o aluno a construir seus textos, a preparação prévia também pode fazer com que ele se sinta mais seguro no momento da prova.

E é justamente nessa hora que a atenção do aluno pode fazer a diferença. Segundo Yeso, a leitura dos comandos de cada questão é um dos pontos mais decisivos nas provas de redação. "É fundamental que o vestibulando siga as orientações do exercício, observando os temas e gêneros que devem ser utilizados. Isso serve para deixar o texto o mais assertivo e evitar qualquer desconto de nota", lembra o professor.

Ainda de acordo com ele, os comandos dos exercícios ainda podem dar indícios do perfil e das posturas que as universidades e instituições de educação esperam. "Quando, por exemplo, uma questão pede que o aluno dê sua opinião, argumente, isso já mostra que a faculdade deseja um aluno crítico, que se posicione, independente da sua ideologia. Essa leitura do perfil da prova e da instituição também pode fazer muita diferença na hora de escrever", ressalta o professor.

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