i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Três perguntas para o candidato

Francischini diz que ficou mais maduro com 29 de abril: “preparado para ser prefeito”

  • 12/11/2020 16:25
Francischini na praça Santos Andrade
Francischini aposta em cartada pelo segundo turno.| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

Deputado estadual mais votado das eleições de 2018, Fernando Francischini (PSL) vinha, desde então, preparando-se para ser candidato à prefeitura de Curitiba. Com passagem pela Câmara dos Deputados, pela Assembleia Legislativa e pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, o ex-delegado da Polícia Federal diz estar maduro para esse novo passo em sua carreira política. Ao responder as três perguntas da Gazeta do Povo ele afirma que um dos fatos que mais manchou sua imagem foi o que mais lhe ensinou sobre política. Confira:

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

Por que é o melhor candidato? O que o difere dos adversários?

Por conta do meu currículo. Um currículo que vai com uma experiência profissional de mais de 30 anos na administração pública. De oficial do exército, oficial da Polícia Militar, agente e delegado da Polícia Federal, secretário antidrogas da prefeitura de Curitiba, secretário de Segurança do Paraná, duas vezes deputado federal e, agora, deputado estadual e presidente da comissão mais importante da Assembleia Legislativa, a CCJ. São 30 anos ocupando chefias importantes, com o comando de um grande número de funcionários, gestão de orçamentos. Para mim, é importante Curitiba não ser cobaia. Curitiba tem que ter profissionais. É uma cidade de primeiro mundo e esse currículo e a história de vida, além da preparação que tive nos últimos meses, visitando os 75 bairros, pesquisando os problemas da cidade e montando uma equipe técnica para a elaboração do plano de governo com técnicos das administrações do Cássio, do Beto Richa, do Luciano Ducci e do Lerner. Estou preparado para ser prefeito

Pela sua origem, a área da segurança pública sempre lhe tomou maior atenção. Embora as atribuições do município sejam bastante limitadas neste tema, que é de responsabilidade estadual, o senhor propõe a transformação da Guarda Municipal em uma Polícia Municipal. Alguns prefeitos e ex-prefeitos de outras cidades brasileiras já tentaram fazer o mesmo, mas não conseguiram por questões jurídicas, porque a Constituição determina as atribuições da Guarda e veda que ela realize policiamento ostensivo ou operações policiais, por exemplo. Como sua proposta venceria esse obstáculo?

Provavelmente essas ações são anteriores à Lei 13022. É uma lei que estava há 10 anos em uma gaveta no Congresso Nacional e eu fui o relator dela: é o Estatuto das Guardas Municipais. Essa lei, de alguns anos, já teve até julgamento sobre ela, e trouxe entre as atribuições, o direito ao porte de arma para o Guarda Municipal, a possibilidade de que ele realize patrulhamento, funções de trânsito. Então, essa lei aumentou as atribuições da Guarda Municipal. E, aí, vem o carimbo que eu quero colocar na nossa Guarda Municipal. Não falei, em nenhum momento, na transformação jurídica do nome, e sim, o que eu quero é que essas atribuições efetivem que a Guarda Municipal se torne, de fato, uma polícia municipal, com abordagem, patrulhamento, operações e prisões, que ela já faz atualmente. Há muitos anos a Guarda deixou de só cuidar do patrimônio público. Mas podemos avançar no equipamento, no armamento, no aumento do efetivo. Com um sistema de câmeras integrado de verdade, não essa muralha digital virtual do Greca. Vale lembrar que a Defensoria Pública emitiu uma resolução há cerca de um ano, proibindo a Guarda Municipal de fazer patrulhamento e abordagens. E eu entrei com uma ação popular em meu nome, como deputado estadual, e já temos sentença judicial em nosso favor, anulando a resolução da Defensoria, com base na lei 13022.

Sua carreira política começa na secretária antidrogas do então prefeito Beto Richa. O senhor filia-se ao PSDB, elege-se deputado federal, mas assume a secretaria de Estado da Segurança Pública. Até o episódio do 29 de abril (o confronto da polícia com manifestantes no Centro Cívico da capital). Depois de um tempo, troca de partido até chegar ao PSL, onde coordenou a campanha de Jair Bolsonaro no Paraná. Neste ano, no entanto, é citado como “inimigo declarado” pelo presidente. Onde o senhor se posiciona politicamente no momento e qual a influência desses fatos e pessoas na sua carreira?

O vídeo do Bolsonaro não cita nome de ninguém. Em campanha, cada um coloca seu adversário. A chance é zero de eu ser o inimigo declarado. Felipe (Francischini, seu filho) é líder de 80 deputados federais, presidente da CCJ que aprovou a Reforma da Previdência. A gente esteve, inclusive, no Palácio do Planalto. Então, a chance é zero, é briga política, o que é normal. Por outro lado, o início da minha carreira foi muito importante, o ex-governador tem o direito de se defender daquilo que é acusado, como qualquer cidadão, mas o candidato a prefeito sou eu. Pauto-me muitas vezes mais pelo que aprendi com os erros e com os acertos do passado. O que aprendi foi a dialogar mais, respeitar mais as diferenças. A maturidade e a experiência vêm e a gente se sente preparado para ser candidato a prefeito. Um prefeito não pode dividir, tem que somar, inclusive com aqueles que não votaram nele, que pensavam diferente. Depois da eleição, quem ganha administra todos. Então tenho me aproximado mais dos consensos do que dos dissensos. E o 29 de abril me ensinou muito. Eu era uma peça no meio dessa engrenagem: não era o governador que tomou a decisão, nem o presidente da Assembleia que decidiu colocar em votação, ou o presidente do Tribunal que deu ordem para evitar a invasão. A gente cumpriu uma missão legal, jurídica, que era evitar confrontos. Hoje, eu agiria da mesma forma, tentando evitar o confronto, fiz reuniões com os sindicatos, conversei com o governador e os deputados, mas acho que faria um cerco maior de isolamento e seria mais insistente na conversa com o governador e o presidente da Assembleia para não votar o projeto aquele dia. Mas o que esse caso me ensinou foi a ter mais maturidade para lidar com as diferenças.

17 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 17 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    José Carlos Bonfim

    ± 0 minutos

    A única saída é continuar votando. Se você não escolher, será escolhido!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      Sr. Walker

      13/11/2020 19:52:12

      É um bandido e muito cara de pau.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • E

        Emerson

        13/11/2020 13:08:37

        Não voto em Curitiba mas com o meu voto jamais. Eu mesmo amadureci e percebi que políticos e política não cabem em meu dicionário ético e moral. É só arrumar o próprio bolso e deixar as demais coisas para o dia de São Nunca, o padroeiro das deocracias impossíveis.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • E

          Emerson

          13/11/2020 13:09:09

          Democracias Impossíveis...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • R

        Rodrigo Souza

        13/11/2020 12:01:17

        Prendeu o Abadia, mas os problemas do pedágio dentro do governo não "farejou"??

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Marcelo

          13/11/2020 11:03:30

          Amadureceu a hipocrisia, isso sim.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • V

            Valter Luiz Demenech

            13/11/2020 9:28:57

            Não passa de um falastrão!!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Paulo

              13/11/2020 1:22:01

              Qieimou-se em 29 de abril

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • N

                Neanderthal

                13/11/2020 0:49:53

                Nem o Abadia votaria nele

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • N

                  Neanderthal

                  13/11/2020 0:47:34

                  Querem conhecer este sujeito perguntem na PM e na PF. Só não vomitem

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Leitor de Olho

                    13/11/2020 0:44:03

                    Esse é a falácia em pessoa, mas criou o melhor pastelão tragicômico da história do PR. Sua história na PM é risível. Na federal não tem admiradores. Quando foi SESP só fez patuscada. No 19 de abril depois de todas as cacas, se acovardou e largou os policiais na mão. Acho que o povo tá preferindo o rei nú que já esta no trono do que deixar o bobo da corte assumir. Nem as crianças acreditam mais na historinha de ter prendido o abadia...Socorro!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Raphael

                      13/11/2020 0:30:58

                      Ah sim amadureceu tanto que diz que hoje faria a mesma coisa... Deu para perceber o grau. Esse tem que se abraçar com o Álvaro Dias.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Marcos Ctba

                        12/11/2020 22:59:06

                        Uma pena que quando esta no cargo eletivo desiste de continuar só pensa em carreira politica e esquece de quem votou nos compromissos. Dep Est pensa em ser Fed, agora quer ser prefeito, e já ta pensando no senado e/ou gov. Por isso que não vai.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • H

                          humanitatis

                          12/11/2020 21:43:35

                          DESQUALIFICADO, SEM CARÁTER, VIUVINHA DO BOLSONARO, SAFADO TRAVESTIDO DE POLIÇA FEDERAL

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • T

                            Thiago

                            12/11/2020 20:05:31

                            Não adianta falar manso, todos sabem quem é esse ser.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Repolhinho Bocó

                              12/11/2020 19:41:16

                              Espancador de professor!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • L

                                Luigi Tenco

                                12/11/2020 22:57:55

                                Professor? Tinha algum professor no meio daqueles terroristas?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.