• Carregando...
Luciano Bivar
Luciano Bivar: outros candidatos têm interesse em fechar aliança.| Foto: Agência Câmara

Integrantes do União Brasil afinaram o discurso e têm garantido que o presidente nacional do partido, o deputado federal Luciano Bivar (PE), vai ser candidato à Presidência da República. Mas, segundo informações de bastidores, emissários das campanhas do presidente Jair Bolsonaro (PL), do ex-presidente Lula (PT) e do ex-governador Ciro Gomes (PDT) teriam procurado membros do União Brasil para tentar convencer Bivar a desistir de sua candidatura e se aliar a outra chapa na sucessão presidencial.

O União Brasil, partido que surgiu da fusão entre PSL e DEM, é a legenda que terá a maior fatia dos fundos partidário e eleitoral e de tempo de TV e rádio na propaganda eleitoral – o que torna a sigla cobiçada. Apesar do tamanho do União Brasil, Bivar teve 0% das intenções de voto nas pesquisas mais recentes dos institutos PoderData e FSB, divulgadas respectivamente nos dias 20 e 25.

O partido marcou convenção nacional para 5 de agosto, quando vai homologar (ou não) a candidatura de Bivar. É o último dia do prazo para a realização das convenções e para que os candidatos às eleições sejam oficializados. Sem isso, não podem concorrer em 2022.

"Ele [Bivar] é o nosso candidato. Não vai desistir da candidatura. Entendemos que ele é a melhor opção para a terceira via", diz o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA). A opinião é endossada pelo também deputado federal Felipe Rigoni (União Brasil-ES), pré-candidato ao governo do Espírito Santo. O parlamentar enfatiza que Bivar é seu nome para o Palácio do Planalto e que acredita no projeto de país apresentado por ele.

O próprio Bivar, por meio de sua assessoria, reforçou à Gazeta do Povo a continuidade da pré-candidatura presidencial e negou especulações sobre uma eventual desistência. O posicionamento é o de que a pré-candidatura permanece em curso e que aguarda o dia 5 de agosto para se tornar oficial.

Bivar tem mantido compromissos típicos dos demais pré-candidatos ao Palácio do Planalto, como a participação em convenções estaduais do partido e encontros com entidades da sociedade civil. Nos últimos dias, cumpriu agenda em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) e apresentou sua principal plataforma de campanha, a adoção do imposto único.

As ofertas de outros partidos a Bivar para ter o apoio do União Brasil

Apesar das declarações de que a candidatura presidencial de Bivar será mantida, segmentos do União Brasil são abertamente favoráveis à reeleição de Jair Bolsonaro. Esse é o caso dos governadores Marcos Rocha (Rondônia) e Wilson Lima (Amazonas), que também devem concorrer à reeleição em 2022.

Já o PDT teria procurado Bivar para oferecer a ele a vaga de vice de Ciro Gomes.

No PT, uma possível desistência da candidatura de Bivar à Presidência passaria pela oferta a ele da vaga ao Senado numa aliança estadual em Pernambuco. Mas essa composição pode causar atritos dentro do União Brasil. Isso porque o ex-ministro Mendonça Filho, também filiado ao União Brasil, pretende concorrer ao Senado. E é o líder das intenções de voto, segundo o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado no dia 11 de julho.

Outra proposta colocada à mesa pelos petistas seria a de que Bivar concorra à reeleição para deputado, com a promessa de o PT ajudá-lo a se tornar presidente da Câmara em 2023 – caso ele se eleja em outubro. Essa informação foi divulgada pelo site O Antagonista.

Metodologia das pesquisas citadas na reportagem

O Instituto FSB Pesquisa ouviu, por telefone, dois mil eleitores entre os dias 22 e 24 de julho de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo banco BTG Pactual e está registrada no TSE com o protocolo BR-05938/2022.

O levantamento do PoderData, que contratou a própria pesquisa, ouviu 3 mil eleitores em 309 municípios das 27 unidades da federação entre os dias 17 e 19 de julho de 2022. As entrevistas foram feitas por telefone, para fixos e celulares. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07122/2022.

O levantamento do Paraná Pesquisas entrevistou 1.510 pessoas, entre os dias 4 de julho e 8 de julho. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número PE-01527/2022.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]