• Carregando...
MDB Damares
Caciques do PP e do Republicanos fecharam acordo para apoiar reeleição do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha.| Foto: Divulgação/Republicanos

O PP, MDB e Republicanos selaram nesta quarta-feira (13) uma aliança que apoiará a candidatura à reeleição do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e formará palanque para o presidente Jair Bolsonaro (PL).

A aliança prevê a candidatura da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos) ao Senado na chapa de Ibaneis. A deputada federal Celina Leão (PP-DF) será vice-governadora na chapa de Ibaneis, que tentará se reeleger em outubro.

“Precisávamos estar com a pessoa certa e chegamos à conclusão que essa pessoa é o nosso atual governador. Esse time agora vem forte, com uma mulher forte como vice-governadora. A gente quer fazer do DF um exemplo para o Brasil e, quiçá, para o mundo”, afirmou Damares.

Por ora, o PL está fora da chapa. O partido ensaia lançar candidato ao governo distrital o ex-governador José Roberto Arruda, que recuperou seus direitos políticos na semana passada graças a uma liminar do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins. Arruda tinha sido condenado por improbidade administrativa no caso do mensalão do DEM.

Nessa configuração do PL, a mulher do ex-governador, a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) e ex-ministra-chefe da Secretaria de Governo, deve se candidatar ao Senado.

As duas ex-ministras de Bolsonaro concorrem a única vaga ao Senado em disputa nas eleições deste ano. A aliança construída no DF acenou com a possibilidade de composição com o PL e estabeleceu o prazo limite para que o partido desse uma resposta até a noite desta quarta, o que não ocorreu.

A expectativa era de que o ex-governador Arruda enviasse um vídeo ou, preferencialmente, estivesse em uma reunião que ocorreu na noite desta quarta no gabinete da liderança do PP no Senado, para anunciar a renúncia de sua pré-candidatura.

Presente ao evento, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, presidente licenciado do PP, destacou a aliança e disse que a "união do presidente Bolsonaro com Ibaneis será importante para os dois". Celina endossou: "essa é a chapa que irá apoiar o presidente Bolsonaro". "Vai ser um legítimo palanque bolsonarista porque as propostas desse time são as mesmas de Bolsonaro", reiterou Damares.

Celina disse que as "portas estão abertas" para o PL e outros partidos que quiserem apoiar a candidatura de Ibaneis.

O governador do Distrito Federal disse que hoje se sente "liberado" do acordo que tinha com o PL no DF. Ressaltou que as portas seguem abertas para negociar e que o partido de Bolsonaro pode retomar as conversas, mas sob seus termos.

"Vai ter que sentar e fazer um novo acordo sabendo que estou liberado para apoiar nossa senadora Damares", declarou, em clara referência à negativa a um possível apoio de Flávia ao Senado.

O governador emedebista também deixou manifesto o seu apoio ao presidente da República. "Faremos um belíssimo palanque para Bolsonaro, que não precisa ter dúvidas do nosso apoio", afirmou.

O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), destacou a confiança de que a chapa será vencedora. "Vamos trabalhar para que seja uma vitória no primeiro turno", declarou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]