• Carregando...
lorene
Lorene Figueiredo, candidata do Psol ao governo de Minas Gerais.| Foto: Reprodução/Gacebook

Levantando bandeiras feministas, socialistas e ambientais, a professora Lorene Figueiredo disputa o governo de Minas Gerais pelo Psol nas eleições de 2 de outubro. Entre as pautas que ela defende estão "a reconstrução da democracia, combate à fome e ao desemprego, e o combate à carestia".

A candidata é professora do Departamento de Educação da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e participa de movimentos sociais. Ingressou no magistério aos 15 anos e, desde os 18, leciona na educação pública. É bacharel em História pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e fez doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Desde 2018, a pré-candidata é professora do Departamento de Educação da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

Filiada ao PSol desde 2016, a professora tentou se eleger para o cargo de deputada estadual nas eleições de 2018 e para a prefeitura de Juiz de Fora em 2020, mas foi derrotada em ambas as oportunidades.

Lorene também tem colocado o meio ambiente como foco de sua campanha. "Vamos regular fortemente o setor da mineração, rever as isenções e usar esses recursos para fazer uma recomposição da economia de Minas Gerais, principalmente superar a desgraceira que eles produziram aqui ao longo dos anos", disse a candidata durante sabatina para a Folha de São Paulo.

Ainda dentro do tema, a candidata demonstrou estar em desacordo com a exploração para mineração na Serra do Curral, em Belo Horizonte (MG). O governo de Minas Gerais concedeu licença ambiental para que o Complexo Minerário Serra do Taquaril, da Taquaril Mineração S.A, explore por 13 anos uma área de 102 hectares, com uma previsão de extração de 31 milhões de toneladas de minério de ferro.

"Estamos em desacordo. A Serra do Curral cumpre um papel importante do ponto de vista climático, ambiental, de várias espécies que são próprias daquele bioma e também entendemos que vai impactar fortemente a barragem que está às portas de Nova Lima", completa Lorene.

Sobre a dívida pública de Minas Gerais – que passa de R$ 150 bilhões, sendo que R$ 30 bilhões da dívida com a União estão em atraso –, Lorene disse que, se eleita, seu governo vai auditar a dívida. "Vamos provar que já está paga há muito tempo e que a gente precisa, na verdade, recompor o fundo público".

Ficha da candidata

  • Nome: Lorene Figueiredo
  • Vice: Ana Paula de Azevedo (Psol)
  • Partido: Psol
  • Idade: 56 anos
  • Data de nascimento: 05/05/1966
  • Ocupação: Professora
  • Grau de Instrução: Doutorado
  • Estado Civil: Divorciada
  • Município de nascimento: Rio de Janeiro/RJ
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]