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Pesquisa eleitoral para presidente| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

Nova pesquisa Atlas para a corrida presidencial divulgada pela CNN Brasil nesta sexta-feira (30) mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do levantamento com 50,7% de intenção de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos). Na sequência aparecia o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 41%.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) estava em terceiro com 3,6% das intenções de voto válidos, seguido pela senadora Simone Tebet (MDB) com 2,6%. Os demais candidatos não atingiram 1% da intenção de votos válidos.

A pesquisa Atlas é feita de forma digital, com os entrevistados sendo recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets, laptops ou PCs. A CNN não divulgou as intenções de votos totais da pesquisa, que incluem brancos, nulos e indecisos, para o primeiro turno.

Primeiro turno (intenção de votos válidos)

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — 50,7%
  • Jair Bolsonaro (PL) — 41%
  • Ciro Gomes (PDT) — 3,6%
  • Simone Tebet (MDB) — 2,6%
  • Soraya Thronicke (União Brasil) — 0,9%
  • Felipe D’Avila (Novo) — 0,7%
  • Vera Lucia (PSTU) — 0,2%
  • José Maria Eymael (DC) — 0,1%
  • Padre Kelmon (PTB) — 0,1%
  • Leonardo Péricles (UP) — 0
  • Sofia Manzano (PCB) — 0

Segundo turno (intenção de votos totais): Lula x Bolsonaro

  • Lula (PT) — 51,8%
  • Bolsonaro (PL) — 42,4%
  • Branco/Nulo/Não sabe— 5,8%

Metodologia da pesquisa Atlas

A pesquisa Atlas entrevistou via web 4,5 mil eleitores de todo o país entre os dias 24 e 28 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é BR-01318/2022.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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