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PESQUISA LULA E BOLSONARO
Pesquisa Atlas para presidente em SP, MG e RJ| Foto: Gazeta do Povo

Levantamento do Atlas com eleitores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, divulgado no domingo (15), mostrou as intenções de voto para o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) e para o candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva nos três maiores colégios eleitorais do país.

No Rio de Janeiro e em São Paulo, Bolsonaro aparecia à frente, com 51,2% e 51,9%, respectivamente, das intenções de votos totais. Lula tinha 43,4% no RJ e 44,7% em SP. Em Minas, o petista estava à frente, com 50,2% das intenções de voto, mas estava tecnicamente empatado com o atual presidente, que marcava 47,7%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja a seguir os resultados nos três estados.

Nota da redação: Em relatório divulgado em 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, a pesquisa Atlas mostrava que Bolsonaro tinha 44,7% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e eleitores indecisos) em São Paulo; 47,9% no Rio de Janeiro; e em Minas Gerais, 41,1%. Lula em São Paulo estava com 42,4% dos votos válidos, segundo a mesma pesquisa. No Rio de Janeiro, ele marcava 39,5%; e em Minas, 50,3%. A margem de erro era de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os resultados das urnas nesses três estados foram os seguintes: em São Paulo, Bolsonaro fez 47,7% dos votos válidos e Lula, 40,89%; no Rio de Janeiro, 51,09% votaram em Bolsonaro e 40,68% em Lula; e em Minas Gerais, o petista obteve 48,29% e o presidente, 43,6%. A pesquisa subestimou os votos em Bolsonaro. Já as intenções de voto em Lula ficaram dentro da margem de erro da pesquisa. A maioria dos institutos que realizou pesquisas na véspera não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

São Paulo

Intenção de voto para presidente em SP (estimulada: votos totais)

  • Jair Bolsonaro (PL) - 51,9%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 44,7%
  • Nulo/branco/não sei - 3,5%

Intenção de voto para presidente em SP (estimulada: votos válidos)

  • Jair Bolsonaro (PL) - 53,7%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 46,3%

Rio de Janeiro

Intenção de voto para presidente no RJ (estimulada: votos totais)

  • Jair Bolsonaro (PL) - 51,2%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 43,4%
  • Nulo/branco/não sei - 5,4%

Intenção de voto para presidente no RJ (estimulada: votos válidos)

  • Jair Bolsonaro (PL) - 54,1%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 45,9%

Minas Gerais

Intenção de voto para presidente em MG (estimulada: votos totais)

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 50,2%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 47,7%
  • Nulo/branco/não sei - 2,1%

Intenção de voto para presidente em MG (estimulada: votos válidos)

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 51,3%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 48,7%

Metodologia das pesquisas

A pesquisa eleitoral Atlas entrevistou, por questionário na internet, 2.500 eleitores no estado de São Paulo entre os dias 9 e 13 de outubro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os protocolos BR-02111/2022 SP-09649/2022.

No Rio de Janeiro, a empresa entrevistou 2.500 eleitores do estado no mesmo período. A margem de erro também é de dois pontos percentuais e a pesquisa foi registrada com o protocolo BR-02312/2022.

Da mesma forma, a pesquisa relativa a Minas Gerais ouviu 2.500 eleitores do estado por meio de questionários aplicados pela internet. A margem de erro também é de dois pontos percentuais. O registro no TSE é BR-00236/2022.

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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