• Carregando...
brasmarket
Pesquisa eleitoral Brasmarket para presidente| Foto: Gazeta do Povo

Levantamento Brasmarket sobre o segundo turno da corrida presidencial, divulgado nesta quarta-feira (26), mostrou o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, com 48% das intenções de voto. O candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, aparece com 41,5%.

Considerando apenas as intenções de votos válidos (excluídos os eleitores que disseram votar em branco, nulo e os indecisos), Bolsonaro marcou 53,6% segundo o levantamento, e Lula, 46,4%. A margem de erro geral da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nota da redação: No primeiro turno, a Brasmarket apresentou divergência importante entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas. Em pesquisa divulgada no dia 30 de setembro, dois dias antes das eleições, o instituto mostrava que Bolsonaro tinha 45,4% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), e que Lula tinha 30,9%. A margem de erro era de dois pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário bem diferente para Lula, que fez 48,43% dos votos válidos – muito distante da margem de erro alegada. Bolsonaro obteve 43,2% dos votos válidos. A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno. Leia mais aqui.

Intenção de voto para a Presidência da República (estimulada: votos totais)

  • Jair Bolsonaro (PL) - 48%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 41,5%
  • Nulo/branco/nenhum - 4,6%
  • Não sabe/não respondeu - 2,8%

Intenção de voto para a Presidência da República (estimulada: votos válidos)

  • Jair Bolsonaro (PL) - 53,6%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 46,4%

Metodologia da pesquisa

Na pesquisa Brasmarket foram entrevistados por telefone 2.400 eleitores em todo o país entre 21 e 25 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-08584/2022.

Já na pesquisa divulgada em 30 de setembro, o instituto entrevistou 1,6 mil eleitores do país. A margem de erro era de 2,45 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela Associação de Supermercados do Rio de Janeiro e foi registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-08847/2022.

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]