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O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).| Foto: Isac Nóbrega/PR e Ricardo Stuckert/Lula

Levantamento da IRG Pesquisa com eleitores do Paraná, divulgado nesta quinta-feira (19), mostrou o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 42,9% das intenções de voto. O petista Luiz Inácio Lula da Silva estava com 35%. Em terceiro aparecia Ciro Gomes (PDT), com 5,1%, e na sequência o ex-governador paulista João Doria (PSDB), com 3,3%. Veja a seguir o resultado completo para a sondagem do primeiro turno da disputa presidencial no Paraná.

  • Jair Bolsonaro (PL) – 42,9%
  • Lula (PT) – 35%
  • Ciro Gomes (PDT) – 5,1%
  • João Doria (PSDB) – 3,3%
  • Simone Tebet (MDB) – 1,6%
  • André Janones (Avante) – 0,9%
  • Pablo Marçal (Pros) - 0,0%
  • Felipe d’Avila (Novo) – 0,5%
  • Nenhum/branco/nulo - 6,9%
  • Não sabem – 2,9%

Metodologia da pesquisa

A pesquisa tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A IRG Pesquisa realizou 1.500 entrevistas com eleitores no estado do Paraná entre 14 e 17 de maio. A amostra foi estratificada em cotas de sexo, faixa etária, grau de escolaridade e renda. A pesquisa foi feita com recursos próprios e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo BR-01607-2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais?

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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