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datena x Moro
Datena (PSC) e Moro (União Brasil) são avaliados como pré-candidatos ao Senado neste levantamento do Paraná Pesquisas| Foto: Marcos Corrêa/PR; Saulo Rolim/Podemos

Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (2) mostrou o apresentador José Luiz Datena (PSC) com 29% das intenções de voto para senador pelo estado de São Paulo. O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), que ainda não confirmou qual cargo vai disputar em outubro, aparecia com 21,8% e Marcio França (PSB), que, por ora, é pré-candidato ao governo do estado, marcou 13,7%. A deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB) ficou com 8,5%.

Veja a seguir o desempenho deles e de outros nomes na disputa pela única vaga do Senado em jogo em São Paulo nas eleições de 2022.

Cenário 1

  • José Luiz Datena (PSC) - 29%
  • Sergio Moro (União Brasil) - 21,8%
  • Marcio França (PSB) - 13,7%
  • Janaina Paschoal (PRTB) - 8,5%
  • Nise Yamaguchi (Pros) - 2,7%
  • Ricardo Mellão (Novo) - 0,4%
  • Não sabe/não respondeu - 7,3%
  • Nenhum/branco/nulo - 16,6%

Cenário 2 - sem Moro

  • José Luiz Datena (PSC) - 35,5%
  • Marcio França (PSB) - 16,3%
  • Janaina Paschoal (PRTB) - 10,1%
  • Milton Leite (União Brasil) - 6,5%
  • Nise Yamaguchi (Pros) - 2,9%
  • Ricardo Mellão (Novo) - 0,6%
  • Não sabe/não respondeu - 7,9%
  • Nenhum/branco/nulo - 21,3%

Metodologia da pesquisa

A pesquisa feita pelo Paraná Pesquisas foi encomendada pelo banco BGC. O levantamento foi realizado entre os dias 24 e 29 de abril. A empresa fez 1.820 entrevistas pessoais, face a face. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Já o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo SP-01683/2022.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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