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Minas Gerais: Nova rodada da pesquisa Datafolha é divulgada; confira
Pesquisa eleitoral em MG| Foto: Gazeta do Povo

Nova pesquisa Datafolha para o governo de Minas Gerais, divulgada nesta sexta-feira (1º), mostra o atual governador, Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição, à frente nas intenções de voto, com 48%. Na sequência aparecem o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), com 21%, e o senador Carlos Viana (PL), com 4%.

Votos brancos e nulos somaram 8%, enquanto eleitores indecisos e que não responderam representaram 10% do levantamento.

Pesquisa estimulada - 1º turno

  • Romeu Zema (Novo) - 48%
  • Alexandre Kalil (PSD) - 21%
  • Carlos Viana (PL) - 4%
  • Vanessa Portugal (PSTU) - 3%
  • Miguel Corrêa (PDT) - 2%
  • Renata Regina (PCB) - 2%
  • Saraiva Felipe (PSB) - 1%
  • Marcus Pestana (PSDB) - 1%
  • Lorene Figueiredo (Psol) - 1%
  • Brancos e nulos - 8%
  • Não sabem ou não responderam - 10%

Índice de rejeição ao governo de Minas Gerais

O Datafolha perguntou aos entrevistados em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum. Neste item a resposta dos entrevistados pode ser múltipla.

  • Alexandre Kalil (PSD) - 27%
  • Romeu Zema (Novo) - 22%
  • Carlos Viana (PL) - 21%
  • Miguel Corrêa (PDT) - 19%
  • Vanessa Portugal (PSTU) - 17%
  • Marcus Pestana (PSDB) - 17%
  • Saraiva Felipe (PSB) - 16%
  • Renata Regina (PCB) - 15%
  • Lorene Figueiredo (Psol) - 14%
  • Rejeita todos - 4%
  • Não rejeita nenhum - 5%
  • Não sabem - 17%

Metodologia da pesquisa

O Datafolha entrevistou 1.204 pessoas por entrevista, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, em 52 municípios de Minas Gerais. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com os números MG-07688/2022 e BR-08684/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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