• Carregando...
Pesquisas eleitorais Datafolha
Pesquisa eleitoral do Datafolha para presidente| Foto: Gazeta do Povo

Pesquisa Datafolha sobre o segundo turno da eleição presidencial, divulgada nesta quinta-feira (27), mostra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 49% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem 44%. A margem de erro geral do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Considerando apenas as intenções de votos válidos (excluindo eleitores que disseram que votariam em branco e nulo e os indecisos), Lula tem 53% e Bolsonaro, 47%.

Nota da redação: No primeiro turno, o Datafolha apresentou divergência entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas. Em pesquisa divulgada em 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, o instituto mostrava que Lula tinha 50% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), e que Bolsonaro tinha 36%. A margem de erro era de 2 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas, porém, revelou um cenário diferente para o candidato Bolsonaro, que fez 43,2% dos votos válidos no domingo (2) – bem acima da margem de erro alegada. Lula obteve 48,43%. A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

Intenção de voto para Presidência da República

Estimulada - votos totais

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 49%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 44%
  • Nulo/branco/nenhum - 5%
  • Não sabe/não respondeu - 2%

Estimulada - votos válidos

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 53%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 47%

Potencial de voto (votaria com certeza + poderia votar)

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 54%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 49%

Rejeição (não votaria de jeito nenhum)

  • Jair Bolsonaro (PL) - 50%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 45%

Metodologia da pesquisa Datafolha

A pesquisa encomendada pela Folha de S. Paulo e pela Globo ao Datafolha entrevistou 4.580 eleitores em 252 municípios do país, entre os dias 25 e 27 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-04208/2022.

A pesquisa divulgada em 1º de outubro também foi encomendada pela Folha de S. Paulo e pela Globo. Foram entrevistados 3.500 eleitores de todo o país entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é BR-00245/2022.

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]