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Pesquisa eleitoral em Alagoas
| Foto: Gazeta do Povo

Levantamento do Ipec sobre a disputa eleitoral pelo governo de Alagoas, divulgado nesta quinta-feira (1º), mostra o atual governador e candidato à reeleição Paulo Dantas (MDB), com 24% das intenções de voto, seguido do senador Rodrigo Cunha (União Brasil), com 21%. Os dois estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro do levantamento, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência aparecem o senador e ex-governador Fernando Collor (Pros), com 17%, e o ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSD), com 15%. Cunha, Collor e Palmeira também estão tecnicamente empatados. Votos brancos e nulos somaram 9%, enquanto os indecisos ou que não responderam marcaram 12%.

Veja os números completos da pesquisa abaixo:

Intenção de voto para o governo de Alagoas

Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada)

  • Paulo Dantas (MDB) - 24%
  • Rodrigo Cunha (União Brasil) - 21%
  • Fernando Collor (Pros) - 17%
  • Rui Palmeira (PSD) - 15%
  • Luciano Fontes (PMB) - 1%
  • Luciano Almeida (PRTB) -1%
  • Cícero Albuquerque (Psol) - 1%
  • Branco/nulo - 9%
  • Não sabe/não respondeu - 12%

Metodologia da pesquisa

O Instituto Ipec entrevistou 800 eleitores entre os dias 29 e 31 de agosto de 2022 em 33 municípios alagoanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o protocolo AL-00838/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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