• Carregando...
pesquisa eleitoral RS
Pesquisa eleitoral no Rio Grande do Sul| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

Nova pesquisa eleitoral do Ipec para o governo do Rio Grande do Sul no segundo turno, divulgada nesta sexta-feira (21), traz o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) em primeiro lugar, com 50% das intenções de voto. Seu adversário, o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), aparece com 41% segundo o levantamento. Votos brancos e nulos representam 5%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam marcam 3%.

Considerando apenas os votos válidos (excluídos brancos, nulos e eleitores indecisos), o candidato do PSDB tem 55% segundo o levantamento, enquanto o candidato do PL tem 45%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nota da redação: No primeiro turno, o Ipec apresentou divergência entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas no Rio Grande do Sul. Em levantamento divulgado no dia 26 de setembro, seis dias antes das eleições, o instituto mostrava que Leite tinha 38% das intenções de votos válidos, e que Lorenzoni tinha 25%. A margem de erro era de 2 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário bem diferente. Leite fez 26,8% dos votos válidos, e Lorenzoni obteve 37,5% – bastante distante da margem de erro alegada. A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

Pesquisa estimulada para governador do Rio Grande do Sul no 2º turno

Votos totais

  • Eduardo Leite (PSDB): 50%
  • Onyx Lorenzoni (PL): 41%
  • Branco/nulo: 5%
  • Não sabe/não respondeu: 3%

Pesquisa estimulada para governador do Rio Grande do Sul no 2º turno

Votos válidos

  • Eduardo Leite (PSDB): 55%
  • Onyx Lorenzoni (PL): 45%

Metodologia da pesquisa

A pesquisa do Ipec entrevistou 1,2 mil eleitores gaúchos entre os dias 19 e 21 de outubro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-00863/2022 e RS-00643/2022.

Já na pesquisa divulgada na semana anterior ao primeiro turno, o Ipec entrevistou 1.808 eleitores entre os dias 23 e 25 de setembro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE e no TRE-RS sob os protocolos BR-09277/2022 e RS-04810/2022.

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]