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Pesquisa eleitoral em Minas Gerais
| Foto: Gazeta do Povo

Pesquisa eleitoral Ipec para o governo de Minas Gerais, divulgada nesta terça-feira (20), traz o atual governador Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição, em primeiro lugar com 46% das intenções de voto. Na sequência vem o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), com 29%. Votos brancos e nulos registram 6%, enquanto o índice de eleitores indecisos chega a 11%.

Zema variou um ponto percentual para baixo em relação ao levantamento anterior do Ipec, divulgado em 6 de setembro, enquanto Kalil caiu dois pontos. As duas movimentações ocorreram dentro da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos para mais ou para menos. A diferença entre os dois candidatos no primeiro turno é de 17 pontos. Em simulação de segundo turno, o atual governador tem 20 pontos de vantagem para Kalil.

O levantamento do Ipec ainda pesquisou a preferência dos eleitores mineiros para a única vaga ao Senado em disputa. Cleitinho Azevedo (PSC) lidera com 23% das intenções de voto, seguido pelo atual senador Alexandre Silveira, que tem 18%, e por Marcelo Aro (PP), com 11%.

Intenção de voto para o governo de Minas Gerais

Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada)

  • Romeu Zema (Novo) – 46% (-1 p.p)
  • Alexandre Kalil (PSD) – 29% (-2 p.p)
  • Carlos Viana (PL) – 4% (+2 p.p)
  • Cabo Tristão (PMB) - 1% (+1 p.p)
  • Lorene Figueiredo (Psol) - 1% (não oscilou)
  • Marcus Pestana (PSDB) - 1% (não oscilou)
  • Renata Regina (PCB) - 1% (não oscilou)
  • Vanessa Portugal (PSTU) - 1% (não oscilou)
  • Indira Xavier (UP) - 0% (não oscilou)
  • Lourdes Francisco (PCO) - 0% (não oscilou)
  • Branco/Nulo – 6% (-2 p.p)
  • Não sabe/não respondeu – 11% (+3 p.p)

Simulação de segundo turno

  • Romeu Zema (Novo) – 53%
  • Alexandre Kalil (PSD) – 33%
  • Branco/Nulo – 8%
  • Não sabe/não respondeu – 7%

Intenção de voto para o Senado de Minas Gerais

Estimulada

  • Cleitinho Azevedo (PSC) - 23%
  • Alexandre Silveira (PSD) - 18%
  • Marcelo Aro (PP) - 11%
  • Sara Azevedo (Psol) - 4%
  • Pastor Altamiro Alves (PTB) - 3%
  • Bruno Miranda (PDT) - 3%
  • Irani Gomes (PRTB) - 2%
  • Dirlene Marques (PSTU) - 2%
  • Naomi de Almeida (PCO) - 1%
  • Branco/nulo - 10%
  • Não sabe/não respondeu – 24%

Metodologia das pesquisas Ipec

O Instituto Ipec entrevistou pessoalmente 2 mil eleitores, entre os dias 17 a 19 de setembro de 2022 em 101 cidades mineiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os protocolos MG-03406/2022 e BR-03269/2022.

Já para a pesquisa divulgada em 6 de setembro, o Instituto Ipec entrevistou pessoalmente 1.504 eleitores, entre os dias 3 a 5 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os protocolos MG-02838/2022 e BR-05788/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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