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| Foto: Gazeta do Povo

Pesquisa Ipec para Presidência da República com eleitores do Rio Grande do Sul, divulgada nesta segunda-feira (26), mostra um empate técnico entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado. O candidato do PT está numericamente à frente, com 41% das intenções de voto, seguido de Bolsonaro, com 37%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja os números completos da pesquisa abaixo:

Intenção de voto para presidente da República no RS

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 41%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 37%
  • Ciro Gomes (PDT) - 5%
  • Simone Tebet (MDB) - 5%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 1%
  • Soraya Thronicke (União Brasil) - 1%
  • Constituinte Eymael (DC) - 0%
  • Léo Péricles (UP) - 0%
  • Padre Kelmon (PTB) - 0%
  • Sofia Manzano (PCB) - 0%
  • Vera Lúcia (PSTU) - 0%
  • Branco/nulo - 4%
  • Não sabe/não respondeu - 6%

Metodologia da pesquisa

O Instituto Ipec entrevistou 1.808 eleitores de 85 municípios gaúchos entre os dias 23 e 25 de setembro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela RBS Participações e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) sob os protocolos BR-09277/2022 e RS-04810/2022, respectivamente.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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