• Carregando...
ipespe
Pesquisa eleitoral do Ipespe| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

Levantamento Ipespe/Abrapel sobre o segundo turno da corrida presidencial, divulgado nesta terça-feira (25), mostrou o candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, com 50% das intenções de voto. O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, estava com 44%. A margem de erro geral da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, portanto, ambos estão tecnicamente empatados.

Em relação ao levantamento da semana passada, Lula e Bolsonaro oscilaram 1 ponto percentual para cima. Considerando apenas as intenções de votos válidos (excluídos aqueles que disseram votar em branco, nulo e os indecisos), Lula tinha 53% e Bolsonaro, 47%.

O Ipespe ainda fez um recorte das intenções de votos válidos, mostrando que, entre os 78% de eleitores entrevistados que disseram ter "muito ou algum interesse" na eleição, Lula estaria com 52% e Bolsonaro, com 48%. O objetivo, segundo o instituto, é tentar captar a intenção de voto daqueles eleitores mais propensos a comparecerem às urnas em 30 de outubro, dado que a pesquisa não consegue captar o potencial de abstenção. Veja os resultados abaixo.

Nota da redação: No primeiro turno, o Ipespe apresentou divergência importante entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas. Em pesquisa divulgada no dia 1º de outubro, véspera das eleições, o instituto mostrava que Lula tinha 49% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), e que Bolsonaro tinha 35%. A margem de erro era de três pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário diferente para o candidato Bolsonaro, que fez 43,2% dos votos válidos no domingo (2) – bastante distante da margem de erro alegada. Lula obteve 48,43% dos votos . A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

Intenção de voto para a Presidência da República (espontânea)

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 47%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 43%
  • Nulo/branco/nenhum - 5%
  • Não sabe/não respondeu - 5%

Intenção de voto para a Presidência da República (estimulada: votos totais)

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 50%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 44%
  • Nulo/branco/nenhum - 4%
  • Não sabe/não respondeu - 2%

Intenção de voto para a Presidência da República (estimulada: votos válidos)

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 53%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 47%

Intenção de voto estimulada (votos válidos entre os 78% que têm "muito ou algum interesse" na eleição)

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 52%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 48%

Potencial de voto (votaria com certeza + poderia votar)

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 54%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 48%

Rejeição (não votaria de jeito nenhum)

  • Jair Bolsonaro (PL) - 49%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 45%

Avaliação do governo Bolsonaro 

A pesquisa também perguntou aos entrevistados neste levantamento como eles avaliavam o governo de Jair Bolsonaro: 43% responderam que aprovam a gestão do presidente e 49% afirmaram que desaprovam.

Avaliação do antigo governo Lula

O Ipespe também perguntou aos entrevistados como eles avaliavam o governo do ex-presidente Lula (entre 2003 e 2011): 49% responderam que aprovaram a forma como ele administrou o país e 43% afirmaram que desaprovaram.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa Ipespe, feita com recursos próprios do instituto, entrevistou 1.100 eleitores do país, por telefone, entre os dias 22 e 24 de outubro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento, realizado com recursos próprios do Ipespe, está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-08044/2022. Veja o relatório completo da pesquisa aqui.

A pesquisa divulgada em 1º de outubro, também em parceria do Ipespe com a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), ouviu 1,1 mil eleitores no dia 30 de setembro de 2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05007/2022. Veja aqui o relatório da pesquisa (em PDF).

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]