Levantamento da IRG Pesquisa para a disputa ao governo do Paraná divulgado nesta quinta-feira (1º) mostrou o governador em exercício Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) com 59,9% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Roberto Requião (PT), com 20,6%.
Na comparação com a pesquisa divulgada no começo de agosto pela IRG, Ratinho Junior subiu 1,2 ponto percentual, enquanto Requião caiu 0,7 ponto percentual, ambos dentro da margem de erro do levantamento, que é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Veja o resultado completo a seguir.
Primeiro turno: estimulada (com lista de candidatos)
- Ratinho Junior (PSD) - 59,9% (71,14% dos válidos)
- Roberto Requião (PT) - 20,6% (24,47% dos válidos)
- Professora Ângela Machado (Psol) - 1% (1,19% dos válidos)
- Ricardo Gomyde (PDT) – 0,9% (1,07% dos válidos)
- Solange Ferreira Bueno (PMN) - 0,6% (0,71% dos válidos)
- Joni Correia (DC) - 0,6% (0,71% dos válidos)
- Professor Ivan (PSTU) - 0,3% (0,36% dos válidos)
- Adriano Teixeira (ainda não registrado no TSE) - 0,2% (0,24% dos válidos)
- Vivi Motta (PCB) - 0,1% (0,12% dos válidos)
- Nenhum/Brancos e nulos - 9,5%
- Não sabe/não respondeu – 6,3%
Metodologia da pesquisa da IRG Pesquisa
A pesquisa divulgada pela IRG Pesquisa entrevistou, por telefone, 1.500 eleitores entre os dias 26 e 30 de agosto. A pesquisa foi contratada pela Associação dos Diários do Interior do Paraná (ADIPR). A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número PR-01686-2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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