• Carregando...
Pesquisas eleitorais na Paraíba
| Foto: Gazeta do Povo

A primeira pesquisa eleitoral RealTime Big Data para o governo da Paraíba neste segundo turno, divulgada nesta terça-feira (11), mostra o atual governador e candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), na liderança do levantamento, com 48% das intenções de voto. Seu oponente, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), somou 39% segundo o levantamento. Votos brancos e nulos representam 7%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam ao levantamento marcam 6%.

Na somatória exclusivamente dos votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), o candidato do PSB possui 55% contra 45% do candidato do PSDB.

No primeiro turno, realizado em 2 de outubro, João Azevêdo obteve 863.174 votos (39,65%), enquanto Pedro Cunha Lima conquistou 520.155 votos (23,90%).

Nota da redação: Em pesquisa divulgada no dia 23 de agosto, 40 dias antes das eleições, o instituto mostrava que Azevêdo tinha 29% das intenções de votos totais (com brancos, nulos e indecisos), e que Cunha tinha 14%. A margem de erro era de 3 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou o seguinte cenário: Azevêdo fez 39,6% dos votos válidos, e Cunha Lima obteve 23,9%. Devido à distância temporal entre a realização da pesquisa e a data das eleições não é possível avaliar eventuais erros ou acertos deste levantamento no primeiro turno. A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

Intenção de voto para o governo da Paraíba (votos totais)

Segundo turno: estimulada

  • João Azevêdo (PSB) - 48%
  • Pedro Cunha Lima (PSDB) - 39%
  • Branco/nulo - 7%
  • Não sabe/não respondeu - 6%

Intenção de voto para o governo da Paraíba (votos válidos)

Segundo turno: estimulada

  • João Azevêdo (PSB) - 55%
  • Pedro Cunha Lima (PSDB) - 45%

Metodologia das pesquisas

Na pesquisa do RealTime Big Data foram entrevistados 1 mil eleitores paraibanos entre os dias 8 e 10 de outubro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo PB-02007/2022.

Já a pesquisa de agosto da Real Time Big Data entrevistou 1,5 mil alagoanos por telefone, entre os dias 20 e 22 daquele mês. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número PB-03455/2022.

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]