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Bolsonaro Lula debate domingo
A mudança de posição dos candidatos foi pedida pelas equipes de segurança das campanhas.| Foto: divulgação/Band

Levantamento do Paraná Pesquisas para a corrida presidencial na Bahia, divulgado nesta segunda-feira (19), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da pesquisa, com 48,1% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na sequência com 30%.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) somou 6,6% das intenções de voto e a senadora Simone Tebet (MDB) marcou 4,3%, enquanto os outros candidatos não alcançaram 1%. Votos brancos e nulos marcaram 5,5%, enquanto eleitores indecisos e que não responderam a 4,3%.

Intenção de voto para a Presidência da República na Bahia

Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 48,1%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 30%
  • Ciro Gomes (PDT) - 6,6%
  • Simone Tebet (MDB) - 4,3%
  • Soraya Thronicke (União Brasil) - 0,5%
  • Vera Lúcia (PSTU) - 0,3%
  • Luiz Felipe D'Avila (Novo) - 0,3%
  • Sofia Manzano (PCB) - 0,1%
  • Leonardo Péricles (UP) - 0,1%
  • Padre Kelmon (PTB) - 0%
  • Eymael (DC) - 0%
  • Nulo/branco/nenhum - 5,5%
  • Não sabe/não respondeu - 4,3%

Metodologia da pesquisa do Paraná Pesquisas

A pesquisa eleitoral do Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 pessoas presencialmente, entre os dias 14 e 18 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BA-02796/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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